Surpreenda –se com a Covilhã e alargue horizontes num dos muitos miradouros que a cidade tem para lhe oferecer.
Num olhar conheça a região e deixe-se perder pela vista.
Este miradouro situa-se no centro da cidade da Covilhã e constitui um importante reforço ao nível das infraestruturas vocacionadas para o turismo.
Com uma vista privilegiada da cidade e da Cova da Beira, o novo miradouro conta com um café-restaurante com esplanada panorâmica, um telescópio e estacionamento para 18 viaturas.
O Miradouro da “Minerva”, como já é apelidado pelos covilhanenses por ali ter funcionado a histórica Tipografia Minerva, pela sua localização e pelas suas valências, facilmente se tornará um dos ex libris da Covilhã.
Miradouro Varanda dos Carqueijais
A Varanda dos Carqueijais é um miradouro que existe a meio do caminho entre a cidade da Covilhã e as Penhas da Saúde, na Serra da Estrela, junto ao Hotel dos Carqueijais.
Este miradouro permite ver a superfície plana da Cova da Beira, no fundo da encosta está a cidade da Covilhã que se prolonga até à base da serra, onde começa a elevação da Serra da Estrela.
É um local de paragem obrigatória.
Perto da Universidade da Beira Interior, o miradouro de Nossa Senhora da Conceição possui um jardim muito agradável com canteiros, relvados, arborizados e com uma vista maginífica sobre a cidade da Covilhã. A estátua, erguida no início do século XX, ostenta a figura da Virgem Santíssima que protege a cidade, os seus habitantes, e recebe anualmente a cerimónia singular da Benção das Pastas. Os jardins do miradouro convidam a uns bons minutos de descanso, de reflexão e, claro, de regozijo por tamanha beleza envolvente e sossego que o local oferece e transmite.
Depois da Varanda dos Carqueijais, é na zona dos Piornos que nasce mais um miradouro na Serra da Estrela. A uma altitude de aproximadamente 1630 metros, o novo elemento da Rede de miradouros da Serra das Estrela foi construído na vertente de um tor granítico para nos oferecer uma paisagem única e inspiradora moldada por antigos glaciares.
A estrutura metálica foi adaptada às características do terreno, e enquadra na paisagem de forma harmoniosa, procurando minimizar o seu impacto no local, e surge agora como uma nova varanda, segura e confortável, para os visitantes que escolham observar a Nave de Santo António e o planalto ocidental.