Fauna & Flora
Fauna
A Serra da Estrela é a “majestosa montanha que alberga um valioso coberto vegetal, constituindo a “jóia da coroa” do património ecológico do interior de Portugal.” (Guia Geobotânico da Serra da Estrela, de Jan Jansen).
A fauna selvagem da serra da Estrela caracteriza-se por uma riqueza e diversidade elevadas, constituindo, a nível nacional, uma das áreas de montanha mais importantes para a conservação da natureza. Esta riqueza resulta, em grande medida, da significativa diversidade de habitat existente numa área extensa, com uma orografia acidentada, em que a ação negativa do homem sobre os ecossistemas naturais é pouco expressiva, em relação a outras regiões. Assim, na Serra da Estrela e áreas envolventes estão inventariadas cerca de 250 espécies de vertebrados terrestres e aquáticos e mais de 2100 espécies de invertebrados, muitas das quais possuem um estatuto de conservação prioritário a nível europeu.
Flora
A flora e a vegetação do Parque Natural da Serra da Estrela apresentam características únicas em Portugal, que se traduzem, por um lado, na existência de cinco espécies, duas subespécies e sete variedades estritamente endémicas da serra da Estrela e, por outro lado numa zona altitudinal muito característica, que é fruto da elevada altitude da serra.
Em termos de conservação, no que diz respeito à flora, encontram-se no Parque nove espécies de plantas incluídas no anexo II, cinco espécies incluídas no anexo IV e 23 espécies incluídas no anexo V da Diretiva 92/43/CEE (“Diretiva Habitat”).