Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600 (Chamada para a rede fixa nacional)

Atrações Imperdíveis

Torre

Um edifício, localizado no topo da imensa Serra, simboliza o ponto mais alto de Portugal Continental. Elevada a 1993 metros, encontramos esta Torre de 7 metros que alegadamente completa os 2000 metros de altura da Serra da Estrela.

Deste tremendo miradouro consegue-se um panorama brutal sobre toda esta paisagem de vales e rochedos, num mesclado de xisto e granito serpenteado pelo azul dos cursos de água.

Alguns pontos turísticos encontram-se instalados no edifício da Torre à disposição de quem visita este esplêndido local. Falamos de lojas que oferecem produtos regionais, como o famoso Queijo da Serra, o mel, o pão, os enchidos e o artesanato variado.

Parque Natural da Serra da Estrela

Esta é a maior e das primeiras áreas protegidas do país. Aqui é possível desfrutar da grandiosa e agreste paisagem da serra, moldada pela natureza mas também pelo homem, que assim ao longo dos tempos soube respeitar o meio que o envolvia.

Em pleno Parque Natural o pastoreio e a agricultura convivem harmoniosamente com um sem-número de espécies de fauna e flora.

Cobrindo uma parte significativa da montanha, a área inclui algumas espécies únicas no país.

Destacamos algumas espécies, como o lobo, o javali, a lontra, a raposa, a lagartixa-de-montanha, a cegonha negra, os narcisos e as orquídeas selvagens, espécies estas, que poderá encontrar aquando de um percurso pedestre, uma das tantas atividades que a serra lhe oferece.

Penhas da Saúde

Esta aldeia em pleno coração da Serra da Estrela distingue-se pelo seu sumptuoso cenário de montanha.

A uma altitude de 1.500 metros a zona é principalmente um resort de inverno. Entre o ar puro e uma preciosa quietude, encontrará um hotel, chalés de montanha e uma aconchegante e moderna Pousada da Juventude.

Se o tempo ajudar, desfrute de um passeio junto ao Lago Viriato.

Penhas Douradas

Vizinha das Penhas da Saúde, as Penhas Douradas localizam-se naquela que é considerada a região mais fria de Portugal.

Parte integrante do Parque Natural da Serra da Estrela, aqui o visitante deslumbrar-se-á com uma fantástica vista sobre a vila de Manteigas e sobre o Vale Glaciar do Rio Zêzere.

Glorificada pela natureza serrana que lhes confere uma beleza única, a zona é conhecida por ter a primeira estância de turismo de montanha do país, estando rodeada pelos seus famosos chalés.

Por entre bosques de pinheiro-silvestre ou pinheiro-de-casquinha, poderá aqui aproveitar e conhecer a célebre barragem do Vale de Rossim.

Lagoa Comprida

Esta é a maior das lagoas da Serra e tem por finalidade a produção de energia elétrica.

Porém, para além de poder apreciar o meio aquático da lagoa, é pelo meio envolvente que a zona é conhecida.

Para o visitante que sobe a Serra este local é quase de obrigatória paragem. Aqui é habitual ver famílias inteiras em amena “guerra de bolas de neve” ou no deslumbre da construção do primeiro boneco de neve da viagem.

Cântaro Magro

Este é um imponente rochedo com uma altura de cerca de 500 metros, que atinge no ponto mais elevado a altitude de 1.928 metros e que não deixa ninguém indiferente à sua passagem.

Visível de muitos pontos da Serra da Estrela, o Cântaro destaca-se pela imponência das suas paredes escarpadas.

De granito modelado pela erosão glaciar e fluvial, este monstro de pedra recostado sobre o brutal Vale Glaciar do rio Zêzere, constitui um dos locais mais interessantes e mais procurados para a prática de escalada na Península Ibérica.

Nossa Senhora da Boa Estrela

Situada no lugar de Covão do Boi encontra-se esculpida na rocha, a graciosa Senhora da Boa Estrela.

Inaugurada em 1946, a escultura com mais de 7 metros de altura foi elaborada por António Duarte, partindo da intenção do pároco local em prestar homenagem à santa protetora dos pastores, que enfrentam há séculos as intempéries da agreste região.

Vale a pena fazer uma paragem e ver a notável obra.

Poço do Inferno

Este é um lugar fascinante que leva milhares de visitantes a subir a íngreme e perigosa escadaria para ver de perto a memorável cascata.

O Poço situado a 1080 metros de altitude ostenta, então, uma queda de água de 10 metros que atravessa a singela Ribeira de Leandres, acabando por desaguar no grande Rio Zêzere.

Cabeça do Velho

A Serra da Estrela é fértil em formações rochosas e rochedos famosos.

A Cabeça do Velho é sem dúvida um bom exemplo disso. É uma rocha de granito localizada a cerca de 1500 metros de altitude, conhecida por lembrar uma cabeça de perfil.

Quem por ali passa, decerto, não fica indiferente a tão singular obra da natureza

ESTÂNCIA DE ESQUI DA SERRA DA ESTRELA

Se Portugal é tipicamente um país de sol, calor e praia, no inverno consegue ser igualmente um país de neve e desportos próprios da época. Por que não aproveitar o frio da melhor forma? Entre amadores e profissionais, o maciço central enche-se nesta altura do ano de amantes da neve, que inventam formas de fazerem dela uma fonte de diversão. Apreciar um enorme manto de neve é algo simplesmente mágico, especialmente para quem não consegue passar um inverno sem experimentar a adrenalina de descer as mais variadas montanhas. Em Portugal, a serra da Estrela é ideal para quem quer iniciar-se no esqui ou no snowboard, ou então para “matar saudades” de esquiar aqui tão perto, já que esta serra é o único sítio do País onde é possível praticar esqui, andar de trenó, fazer snowboard ou fazer outras atividades relacionadas com a neve. Existem diversas pistas com infraestruturas de apoio e ainda pistas de neve sintética, que permitem esquiar em qualquer época do ano. É caso para dizer “vá para fora cá dentro”!

Na época de Verão, de 15 de Julho a 10 de Setembro, com abertura ás 10:00 horas e encerramento ás 17:30 horas, está aberta ao público, em funcionamento com passeios na telecadeira, uma forma diferente de desfrutar das magníficas paisagens da Serra da Estrela.  Um destino para qualquer altura do ano!

Para sua comodidade, evitando filas no local, recomendamos a aquisição de todos os serviços online em:

www.skiserradaestrela.com

NOTA: Antes de viajar, verifique sempre as condições meteorológicas e as condições das pistas.
NOTE: Before traveling, always check the weather conditions and conditions of the tracks.

Nota: A informação sobre as condições das pistas de esqui, são da inteira responsabilidade da TURISTRELA.