Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Jun.25.2022
07-06-2022

PINTORA UCRANIANA HOMENAGEADA COM EXPOSIÇÃO NA BIBLIOTECA DA COVILHÃ

No dia 28 de fevereiro de 2022, o Museu da História de Ivankiv, na Ucrânia, foi bombardeado pela Rússia tendo resultado na destruição de algumas das obras da pintora Maria Prymachenko.
Em homenagem a esta pintora de renome mundial está patente ao público na Biblioteca Municipal da Covilhã, a exposição intitulada “Maria Prymachenko”. Trata-se de uma mostra coletiva de desenhos inspirados na obra da artista ucraniana e reproduzida pelos alunos que frequentam o grupo disciplinar de Educação Visual e Educação Tecnológica, no 2º ciclo do agrupamento de escolas Pêro da Covilhã.
Maria Prymachenko (Ucrânia, 1909-1997)
Nasceu no dia 12 de janeiro de 1909, na aldeia Bolotnya, perto de Chernobyl. 
Pintora de arte folclórica ucraniana, foi uma das principais representantes da arte naïf desse país. 
Autodidata, é conhecida pelos seus desenhos, bordados e pintura em cerâmica. Ganhou uma medalha de ouro na exposição mundial de 1937 que decorreu em Paris, tendo recebido elogios de vários artistas, como Pablo Picasso que declarou "Curvo-me diante do milagre artístico desta brilhante ucraniana". A artista foi laureada com o Prémio Nacional da Ucrânia, estando a sua imagem e a sua obra intitulada Ukrainian Sunflower nas faces de uma das moedas do seu país, e o seu nome associado ao bairro de Kiev, anteriormente conhecido como Likhachev. 
A UNESCO declarou 2009 como o ano de Maria Prymachenko.
A exposição, patente de 6 a 30 de junho, poderá ser visita de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h30, com entrada gratuita.
Agradecemos a divulgação da informação e vossa visita.