Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600
Set.26.2022
12-09-2022

AVISO AMARELO | PRECIPITAÇÃO FORTE E VENTO

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a partir de hoje, segunda-feira, dia 12 de setembro, prevê-se uma mudança gradual das condições meteorológicas, do litoral para o interior, com a ocorrência de precipitação forte e vento intenso.
Prevê-se precipitação forte e persistente, entre os dias 12 e 13 de setembro, com acumulação significativa nas bacias hidrográficas do Norte e do Centro, importando manter a vigilância para antecipar o aumento da cota dos cursos de água. 


Deverá ser dada uma especial atenção às zonas historicamente identificadas como vulneráveis a inundações e em particular em bacias hidrográficas não regularizadas e de escoamento.
Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis; 
Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água; 
Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
Contaminação de fontes de água potável por inertes resultantes de incêndios rurais;
Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis.


RECOMENDA-SE
Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas; 
Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo como principal preocupações a formação de lençóis de água.
Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.