"Teletrabalho no Interior, Vida Local e Trabalho Global"
O teletrabalho e o coworking representam uma evolução sequencial lógica das dinamicas laborais, em consonância com a remotização de serviços ou a imaterialização de processos administrativos e laborais.
Após os períodos de confinamento impostos como medida excecional da pandemia, verifica-se a necessidade de adaptação dos regimes laborais a esta nova realidade do trabalho.
Os espaços de trabalho partilhado/coworking representam uma grande vantagem do ponto de vista da redução das assimetrias geográficas e das ofertas profissionais, democratizando as oportunidades entre as regiões de elevada e baixa densidade populacional.
O estabelecimento destes espaços aspiram contrariar as desvantagens do teletrabalho, nomeadamente o isolamento, fator frequente de desmotivação.
Por outro lado, estimulam a partilha de experiências e ideias, bem como constituem fator de estímulo à economia local.
O CIEC visa desempenhar um papel preponderante face às novas necessidades, na resposta ao desafio demográfico e à redução das desigualdades, com a ambição de contribuir para um Território Nacional mais coeso, inclusivo e competitivo.
Acordo de Cooperação celebrado entre o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e pelo Ministério da Coesão Territorial, em parceria com a CCDRC, o IEFP, Municipio da Covilhã e a CIMBSE.