Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600 (Chamada para a rede fixa nacional)
07-11-2022

COVILHÃ COMEMORA DIA MUNICIPAL DE CULTURA

Numa iniciativa pioneira em Portugal, a Câmara Municipal da Covilhã assinala amanhã, dia 8 de novembro, o Dia Municipal de Cultura.
A decisão foi objeto de deliberação por parte do executivo camarário na primeira reunião de janeiro 2022 e a escolha da data prende-se com o facto de este ser o dia em que a Covilhã foi nomeada como Cidade Criativa da UNESCO em Design.
Serão articuladas e conciliadas intervenções que influenciem a atividade cultural do concelho, não apenas em diálogo com as entidades públicas ou privadas que a desenvolvem, impulsionam e promovem, mas também – e principalmente – com quem dela participa, colocando assim em contacto fazedores, pensadores e consumidores de cultura.

Neste Dia Municipal de Cultura, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 10h00, tem lugar a abertura da “Covilhã Creative Week” (8 a 14 nov.), na presença do Presidente da Câmara, Vítor Pereira, da Vereadora com o pelouro da Cultura, Regina Gouveia, do Reitor da Universidade da Beira Interior, Mário Raposo, e do Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova (Cidade Criativa da UNESCO), Armindo Jacinto.
Seguidamente decorre a inauguração da exposição “Fábrica: Ontem e Hoje”, na antiga Firma Francisco Ribeiro Aibéo. 
Pelas 12h00, na Galeria António Lopes, procede-se à abertura da exposição “OtherWorlds”, com um conjunto de peças de um coletivo de artistas plásticos internacionais.

A tarde deste dia 8 de novembro, a partir das 15h00, será dedicada ao debate de ideias acerca dos “Desafios para a Arte, Cultura e Criatividade na Contemporaneidade”, a ter lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com entrada gratuita. Em cima da mesa estarão duas temáticas de grande importância: «Financiamento Europeu no setor cultural e criativo - Uma viagem pelo financiamento Europeu para Arte, Cultura e Criatividade», com Francisco Cipriano, Especialista em Fundos Europeus, e «Economia Criativa: Cultura, Criatividade e Tecnologia como motores para o desenvolvimento regional», com Luana Bistane, Gestora Cultural e Especialista em Economia Criativa. A moderação destes debates está a cargo de Nuno Francisco, Diretor do Jornal do Fundão.

Também as estruturas culturais do município da Covilhã oferecem, neste dia, um leque diversificado de atividades, com horário alargado:
- O MUSEU DA COVILHÃ dedica este dia às “Tradições”, através da oferta de uma chávena de chá a quem o visita e do acolhimento do Projeto AzulejAR, pela Realizasom. Uma experiência diferente associada à temática do azulejo, tão evidente na nossa cidade, que alia ao património cultural às componentes de criação artística e de inovação tecnológica.
- O MUSEU DE ARTE SACRA oferece visitas guiadas e a exposição “A materialidade na Religiosidade Popular”, com ex-votos ao longo do tempo, desde o período pré-cristão ao século XX.
- A GALERIA ANTÓNIO LOPES inaugura “OtherWorlds”, exposição apresentada por uma comunidade artística constituída por pintores, escultores, fotógrafos, manipuladores de têxteis e fios, cineastas, ilustradores e intérpretes de todo o mundo e que gravitam em direção à zona centro de Portugal, lugar a que agora chamam lar.
- A BIBLIOTECA MUNICIPAL acolhe o evento «Cismar na Cultura! Cultura e Criatividade no Dia Municipal da Cultura», promovido pela CISMA – Associação Cultural, a partir das 17h, com diversas atividades em simultâneo: Chá das Artes: momento de conversa aberta e ponto de partida para as atividades; Criação de um mural ao vivo e alusivo à Covilhã; Momentos musicais; Oficinas Criativas no Espaço C3D; A Arte de contar histórias em família; No teu poema: momentos interpretativos de textos literários; entre outros.
- As Visitas Guiadas ao ARQUIVO MUNICIPAL, das 09h00 às 17h30, pretendem divulgar a importância do mesmo para conservação e preservação do património documental para a História da Covilhã.
- Também o MUSEU DE LANIFÍCIOS, a BIBLIOTECA CENTRAL DA UBI e a CASA-MUSEU DO PAUL se associaram a este Dia, com a criação de um programa específico, em horário alargado.

Este Dia da Cultura encerra pelas 21h30, no Teatro Municipal da Covilhã, pela mão do Maestro António Victorino d’Almeida, que fará a apresentação e comentário ao Concerto «Estórias a Quatro Mãos», por Luís Duarte e Lígia Madeira.


ESPAÇOS CULTURAIS ABERTOS AO PÚBLICO

___ARQUIVO MUNICIPAL DA COVILHÃ
Rua dos Bombeiros Voluntários, 6200-505 Covilhã | 275 330 600 | 09h00-17h30 | Entrada gratuita
- Visitas Guiadas
___BIBLIOTECA MUNICIPAL DA COVILHÃ
Rua Conde da Ericeira 25, 6200-086 Covilhã | 275 330 600 | 10h00-21h00 | Entrada gratuita
- Exposição de cartoons “José Saramago na Caricatura Internacional”
- Exposição bibliográfica “a LER Saramago”
- Cismar na Cultura! Cultura e Criatividade no Dia Municipal da Cultura
___BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR
Rua Marquês d'Ávila e Bolama, 6201-001 Covilhã | 275 241 520 | 09h00-18h00 | Entrada gratuita
- Exposição de fotografia “História em Banda Desenhada (não) Desenhada”, de João Lourenço.
- Exposição bibliográfica sobre fotografia “Requisite e Leia”
___CASA-MUSEU QUEBRAS COSTAS (PAUL)
Beco do Quebra Costas, nº 5, 6215-445 Paul | Entrada gratuita
- As visitas à Casa-Museu são exclusivamente guiadas e sujeitas a marcação prévia, com um período de antecedência não inferior a 24 horas.
___GALERIA PROFESSOR ANTÓNIO LOPES
Rua das Portas do Sol 122, 6200-167 Covilhã | 275 330 600 | 10h00-20h00 | Entrada gratuita
- Exposição coletiva de arte “OtherWorlds”, de Ana Alpande, A4PS, Camille Rosso, Carinan Blijdenstein, Debbie Manson, Erin Neelands, Fiona Whyte, Joana Soares, Linda Herrygers, Nina Wieland, Sonia Nowak, Suma Starkie, Tim Malone, Tlalit Orr e Willem Wood-art.
___MUSEU DA COVILHÃ
Rua António Augusto de Aguiar, 6200-050 Covilhã | 275 330 665 | 10h00-20h00 | Entrada gratuita
- “Tradições”: Projeto AzulejAR e oferta de chávena de chá.
___MUSEU DE ARTE SACRA DA COVILHÃ
Av. Frei Heitor Pinto 9, 6200-176 Covilhã | 275 334 457 | 10h00-20h00 | Entrada gratuita
- Exposição de Ex-Votos “A materialidade na Religiosidade Popular”
___MUSEU DE LANIFÍCIOS DA UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR
Núcleos da Real Fábrica de Panos e da Real Fábrica Veiga / Real Fábrica Veiga, Caminho do Biribau, 6201-001 Covilhã | 275 241 411 | 10h00-18h00 | Entrada gratuita
- Oferta de uma programação online, através do site e redes sociais do museu, sobre o documentário “Tradição e Inovação. O fio que tece passado e futuro” de Slavisa Lamounier.
___FIRMA FRANCISCO RIBEIRO AIBÉO
Rua Capitão João de Almeida, Largo de N. Sr.ª do Rosário | 11h00-18h00 | Entrada gratuita
- Exposição “Fábrica: Ontem e Hoje”, organizada pelo Município da Covilhã com curadoria da Professora Doutora Elisa Calado Pinheiro. No espaço serão, também, apresentadas três instalações concebidas pela artista plástica Ânia Pais, integradas no percurso expositivo.