Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600 (Chamada para a rede fixa nacional)
08-05-2023

CORTE DE TRÂNSITO | REQUALIFICAÇÃO AV. FREI HEITOR PINTO | FASE 3 

Na sequência do início dos trabalhos, correspondendo à 3ª fase da empreitada da obra de “Requalificação Urbana do Espaço Público na Avenida Frei Heitor Pinto e Estrada do Sineiro, na Covilhã”.
Informa-se que, se encontram em conclusão a 1ª e 2ª Fase dos trabalhos que foram executados na Avenida Frei Heitor Pinto e Estrada do Sineiro. 
O trânsito nestes troços que foram intervencionados irá processar-se em ambos os sentidos, mas de forma condicionada, com um limite máximo de velocidade de 30 km, devido à circulação de máquinas e equipamento, para a execução dos trabalhos em falta, nomeadamente a colocação do pavimento nos passeios e zonas pedonais, podendo eventualmente em algumas situações ficar momentaneamente cortado e condicionado


Vai iniciar-se a 3ª fase dos trabalhos, com início previsto para a próxima quarta-feira dia 10  de Maio e por um período estimado de noventa (90), dias, (maio, junho e julho de 2023), sendo necessário proceder-se ao corte total do trânsito automóvel na Avenida Frei Heitor Pinto, desde o cruzamento com a Rua da Indústria e o Largo de Infantaria XXI, ficando este troço interdito ao trânsito automóvel, exceto para cargas e descargas e a moradores, processando-se o desvio do trânsito, no sentido descendente, (sentido Av. Frei Heitor Pinto / Largo de Infantaria XXI), pelos seguintes arruamentos:


1ª Alternativa - Avenida Frei Heitor Pinto, Rua da Indústria, Estrada da Fábrica Velha, Rua Marquês D’Ávila e Bolama, Rua Visconde da Coriscada, Largo 5 de Outubro (só para veículos ligeiros), Rua Comendador Mendes Veiga, Rua Combatentes da Grande Guerra e Largo de Infantaria XXI. 


2ª Alternativa - Avenida Frei Heitor Pinto, Cruzamento da Estrada do Sineiro, Rua Dr. Júlio Maria da Costa, Rua de S. Francisco Álvares, Largo de Santa Marinha, Rua Comandante Sebastião Santos Júlio, Rua Gregório Geraldes, Rua Ruy Faleiro, Praça do Municipio, Largo 5 de Outubro (só para veículos ligeiros), Rua Comendador Mendes Veiga, Rua Combatentes da Grande Guerra e Largo de Infantaria XXI. 


O desvio do trânsito, no sentido ascendente, (sentido Largo de Infantaria XXI/Av. Frei Heitor Pinto), vai processar-se pelos seguintes arruamentos:


1ª Alternativa - Largo de Infantaria XXI, Rua Comendador Campos Melo (rua Direita), Praça do Municipio, Rua Visconde da Coriscada, Rua Marquês D’Ávila e Bolama, Cruzamento com a Estrada da Fábrica Velha, Estrada da Fábrica Velha, Rua da Indústria e Avenida Frei Heitor Pinto.


 2ª Alternativa - Largo de Infantaria XXI, Rua Comendador Campos Melo (rua Direita), Praça do Municipio, rua Ruy Faleiro, Rua Gregório Geraldes, Rua Comandante Sebastião Santos Júlio, Largo de Santa Marinha, rua de S. Francisco Álvares, Rua Dr. Júlio Maria da Costa, Cruzamento da Estrada do Sineiro e Avenida Frei Heitor Pinto.
Fica cortada ao trânsito automóvel a Rua Conde da Covilhã, em ambos os sentidos, entre o cruzamento com a Avenida Frei Heitor Pinto e o cruzamento com a Travessa da Trapa, (este arruamento tem sentido descendente e só para veículos ligeiros).


A circulação de veículos pesados no acesso ao Largo de Infantaria XXI, para carga e descarga de mercadorias, fica muito condicionada e muito restringida, processando-se ocasionalmente de uma forma muito moderada.
Esta sinalização será mantida até à conclusão dos trabalhos, com as alterações e renovações consideradas necessárias, prevendo-se que a execução desta terceira fase tenha um prazo de 3 meses (90 dias).


Será colocada e implementada a sinalização temporária e indicação dos desvios alternativos. 
Fica cortada em ambos os sentidos ao trânsito automóvel de veículos pesados, a Rua Conde da Covilhã, exceto para os veículos ligeiros, que fica cortada  entre o cruzamento com a Avenida Frei Heitor Pinto e o cruzamento com a Travessa da Trapa, (este arruamento tem sentido descendente e só para veículos ligeiros).
 


Nas linhas dos transportes públicos que circulam nesta via, terão de ser criadas alternativas pela empresa concessionária, de forma a minimizar os transtornos nos utentes, nomeadamente com a supressão/deslocalização da paragem na zona do Jardim Público, passando a circulação de e para a Vila do Carvalho e Penedos Altos, a ser processada pela Estrada da Fábrica Velha.
Deverão ser deslocalizados os equipamentos de depósito de resíduos sólidos urbanos, de forma a ficarem acessíveis aos veículos de recolha.


Será colocada e implementada a sinalização temporária e indicação dos desvios alternativos.
Terá que ser mantida a sinalização temporária de trabalhos na via ou de estreitamento da mesma, durante o tempo em que decorram os trabalhos, independentemente se for em horário laboral ou pós laboral, ou durante o período noturno, de fim semana ou feriados.