A Câmara da Covilhã vai lançar, na quarta-feira, dia 08 novembro, “Os Cadernos dos Museus da Covilhã”, que serão publicados em formato digital no portal do Município.
O lançamento ocorre na mesma data em que se assinala o Dia Municipal da Cultura e o dia em que se comemora a nomeação da Covilhã como Cidade Criativa da UNESCO em Design.
Com coordenação editorial da Divisão de Cultura, estes Cadernos são uma publicação dedicada à promoção e divulgação de estudos, projetos, atividades e eventos da iniciativa ou com ligação aos museus e galerias tutelados pela autarquia.
Através de colaborações diversas, visam testemunhar investigações, práticas e experiências, partilhar ideias ou opiniões, bem como conceitos de índole e desenvolvimento cultural.
Devem assumir-se como uma ferramenta de informação, formação e reflexão, sempre com o objetivo de contribuir para o incremento cultural e artístico, tendo em vista a promoção, salvaguarda e a divulgação do património cultural, material e imaterial.
A edição número zero, lançada esta quarta-feira, conta com um artigo de investigação da responsabilidade de António dos Santos Pereira, professor catedrático aposentado da Universidade da Beira Interior, académico correspondente da Academia Portuguesa de História e Comissário Científico do Projeto Museográfico do Museu da Covilhã.
Intitulado “A Covilhã na configuração do Museu da Cidade”, este artigo foi desenvolvido no âmbito da conferência “MC2: Movimentos Culturais Coletivos”, apresentada no Museu da Covilhã.
Esta edição integra ainda com uma nota de abertura do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, e de um texto de opinião de Pedro Inácio, Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), desenvolvido com base na iniciativa “APOM em Movimento”, que decorreu em outubro de 2022.
Os Cadernos dos Museus da Covilhã vão estar disponíveis no portal do Município da Covilhã, através do endereçohttp://www.cm-covilha.pt/?cix=1183&tab=792&curr=818&lang=1 .