No âmbito das comemorações dos 153 anos da Elevação da Covilhã a Cidade, o Executivo Municipal, presidido por Vítor Pereira, realizou esta segunda-feira uma visita ao futuro Centro Interpretativo Mineiro, que vai ficar localizado na Barroca Grande, freguesia de Aldeia de S. Francisco.
Num investimento de cerca de 500 mil de euros, este projeto tem como base a requalificação do antigo refeitório do pessoal das Minas da Panasqueira.
Com as obras já a decorrer, o espaço vai ser transformado num centro museológico que preservará e dará a conhecer história do couto mineiro, desde os primórdios das explorações até aos nossos dias, com a possibilidade de observar e perceber as técnicas e processos utilizados, bem como todo o tipo de equipamentos, incluindo maquinaria pesada utilizada para prospeção, escavação, lavagens e transporte.
Trata-se de uma aposta que visa ajudar a afirmar o turismo mineiro e criar alternativas de vida para aquela zona, onde também já está a ser implementado o roteiro “Terras de Volfrâmio e Estanho – História e Memória das Comunidades Mineiras”.