Sabia que já pode descobrir o centro histórico da Covilhã sendo guiado por uma aplicação que interage e permite visitas virtuais?
Com recurso à realidade aumentada, a aplicação oferece conteúdos culturais, disponibilizados em português, inglês e espanhol, que surpreendem pela forma como nos surgem ao longo do percurso por 35 pontos de interesse entre o Largo do Calvário e a Praça do Município.
Junto ao Posto de Turismo, encontra um painel digital com as orientações sobre os conteúdos. Pode seguir a rota traçada ou optar por personalizar o seu percurso de acordo com o tempo que tiver. Depois, deixe-se surpreender pelas formas multissensoriais de exploração dos espaços e das ruas que a App permite, incluindo visitas virtuais 360® à Capela de Santa Cruz ou do Calvário, Igreja de Santa Maria Maior e Casa das Morgadas. Frequentemente, também lhe aparecem personagens históricas, como D. Dinis ou Pêro da Covilhã, industriais e trabalhadores das fábricas, ardinas ou estudantes da UBI, para lhe contar histórias da História da Covilhã.
A App é de utilização gratuita e está disponível a qualquer cidadão através da instalação no telemóvel.
Um projeto da Câmara Municipal da Covilhã para valorizar e divulgar o património material e imaterial da cidade, esperando-se que venha a ter um impacto significativo na procura turística. O investimento global foi de 200 mil euros, comparticipado em 70% pelo Programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior do Turismo de Portugal.
O novo produto turístico foi lançado em novembro, durante a Covilhã Creative Week.
Na ocasião a vereadora da Cultura da CMC, Regina Gouveia, salientou a autonomia que a App proporciona a quem, a qualquer hora, quer conhecer o centro histórico, podendo fazê-lo a qualquer hora, conciliando as componentes “lúdica e didática” com o rigor científico e com as várias experiências ligadas a pessoas, cantos e recantos”.
O vice-presidente, Serra dos Reis, e o vereador com o pelouro do Turismo, José Miguel Oliveira, destacaram o valor que a aplicação multimédia acrescenta à qualidade que o turismo já tem no concelho, frisando que este projeto se enquadra na estratégia de valorização” turística que tem de vindo a ser implementada pelo Município.
Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, marcou presença na apresentação e defendeu que “interpretar e apresentar a história da Covilhã de uma forma vendável é torná-la ainda mais atrativa”.