Com stand próprio e uma aposta diferenciadora, a presença da Covilhã na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) superou as expectativas, tendo permitido estabelecer inúmeros contactos profissionais e conquistado milhares de visitantes ao longo de todo o certame.
Ao longo dos cinco dias, apresentou-se com o mote “Covilhã tem tempo para ti”, num convite aos turistas para que tirem tempo, deixando o stress do dia-a-dia para trás e partindo rumo a este território onde encontram uma oferta variada e onde podem viver experiências marcantes e únicas.
Uma oferta que provocou muito interesse entre os visitantes. Foram muitos os que procuraram saber mais e deixaram fortes sinais de que a Covilhã será certamente um dos destinos que vão colocar na agenda para visitas futuras.
Para o Vereador com o pelouro do Turismo, José Miguel Oliveira, o balanço desta participação é “extremamente positivo”, dado que todos os objetivos que tínhamos delineado foram largamente alcançados.
“Registámos uma recetividade muito grande e um forte entusiasmo nas pessoas relativamente às nossas propostas. Houve mesmo quem nos tenha deixado a garantia de que a sua próxima viagem vai ser à Covilhã. Naturalmente que cá estaremos para os receber e, temos de o admitir, isso deixa-nos muito satisfeitos e permite-nos fazer um balanço extremamente positivo desta participação”, afirma.
José Miguel Oliveira aponta ainda que a forte adesão registada vem confirmar que o Município está a seguir o caminho certo, numa estratégia que visa consolidar a marca, mantendo o destino como um dos mais procurados a nível nacional e contribuindo para aumentar o tempo médio de permanência no território.
“Esse é o grande desafio que temos agora pela frente e estou certo que a forte aposta que estamos a fazer contribuirá para que os nossos resultados continuem a melhorar”, aponta.
Motivos não faltam para que a escolha dos turistas seja mesmo a Covilhã, tal como foi lembrado pela embaixada covilhanense durante este certame.
Apostando numa personalidade jovem, moderna, fresca, com vida, movimento, cor e muito design, o stand da Covilhã mostrou que a cidade e o concelho têm uma oferta turística que abarca natureza, gastronomia, cultura, artes, tradições, história e património.
E foram muitas as propostas que a Covilhã levou para a BTL, designadamente a ligação única à Serra da Estrela, passando pelas paisagens deslumbrantes e pela natureza que proporciona experiências ímpares, até à gastronomia e tradições, sem esquecer a classificação como Cidade Criativa da UNESCO em Design ou ainda a história, o património, a arte urbana e a indústria têxtil.
Aspetos diferenciadores que, de resto, também estiveram bem patentes na conceção do próprio stand, que foi desenhado tendo como princípio um conceito muito gráfico, que recorre a formas circulares simples com cilindros e círculos, que remetem para engrenagem dos teares e dos movimentos incansáveis que marcaram e continuam a marcar a história da cidade.
Ao centro, um painel cheio de cor e vida, numa expressão artística da utilização de um fio de lã e que até poderia ser uma mais das obras de arte urbana que estão patentes nas paredes da Covilhã.
Imagens que também estão presentes nos conteúdos multimédia e no álbum fotográfico que compõe as paredes exteriores deste stand, que também vai ser apresentado na Covilhã.