Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600 (Chamada para a rede fixa nacional)
05-06-2024

JOVENS E IDOSOS JUNTAM-SE PARA CRIAR TRAJES DA MARCHA POPULAR DO CENTRO DE ATIV’IDADES

Alunos do curso de Design de Moda da Universidade da Beira Interior (UBI) e utentes do Centro de Ativ’Idades (CAI) têm estado a desenvolver em conjunto os trajes com que os participantes deste Centro se vão apresentar nas Marchas Populares da Covilhã.


A iniciativa está a ser desenvolvida em parceria com o Modatex - Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios, com a UBI, e com a Câmara da Covilhã e tem como base uma interação intergeracional, que tem vindo a ser desenvolvida pelo CAI com o objetivo de estimular as relações interpessoais e a socialização dos envolvidos.


Desta vez, foi a participação do CAI nas Marchas Populares que levou jovens e menos jovens a juntarem-se neste projeto, que também se afirma como uma homenagem à Universidade da Beira Interior e toda a comunidade académica que marca indelevelmente a Cidade e os Covilhanenses, dado o tema escolhido pelo grupo foi “A Nossa Universidade”.


Os figurinos dos fatos foram criados pelos alunos de Design de Moda e vão representar cada uma das cinco faculdades da UBI (Faculdade de Ciências, Faculdade de Engenharia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Faculdade de Artes e Letras, Faculdade de Ciências da Saúde).


Já o trabalho de confeção começou em maio e está a ser desenvolvido num âmbito de uma formação do Modatex que, além da aprendizagem, também proporciona uma troca de experiências muito enriquecedora.


O resultado final será conhecido no dia 15 de junho, quando a marcha do CAI sair à rua com o seu habitual entusiasmo e alegria.


Vai desfilar ao som de uma composição original da DESERTUNA a e vai ter como padrinhos representantes da AAUBI.

Lembrar ainda que, ao longo de quase uma década de funcionamento do CAI, muitos alunos e alunas da UBI têm participado de uma forma ímpar, em regime de voluntariado, nas diversas atividades regulares e cíclicas, nomeadamente alunos de vários cursos que colaboram altruisticamente nas aulas de informática, línguas diversas, sessões informativas e de esclarecimento ao nível da literacia da saúde, psicologia, bem como nas áreas de desporto, cinema, design, entre outras.


Refira-se ainda a participação das vozes do CAI em semanas académicas e receções ao caloiro e a participação de alunos de diversos núcleos de estudantes em iniciativas promovidas pelo CAI.