Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600 (Chamada para a rede fixa nacional)
17-07-2024

COVILHÃ INSTALA RESERVATÓRIO DE ÁGUA NA SERRA DA ESTRELA PARA AJUDAR COMBATE AOS INCÊNDIOS

A Câmara da Covilhã inaugurou, esta quarta-feira, um reservatório de água com capacidade de 200 mil litros e cuja missão é ajudar a reforçar os meios disponíveis para o combate a fogos florestais na Serra da Estrela.

Instalado num terreno cedido pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), junto à antiga Casa do Guarda na área que é conhecida como Rosa Negra, este reservatório implicou um investimento superior a 30 mil euros, valor que foi totalmente suportado com a Câmara da Covilhã.

Trata-se de um reservatório de utilização mista, que permite o abastecimento a meios aéreos e a meios terrestres e que vem colmatar uma das lacunas identificadas na análise realizada ao grande incêndio de 2022, relacionada com a necessidade de criar mais pontos de água naquela zona.

Este vai ser o primeiro de uma rede de reservatórios de água que a Autarquia pretende criar no concelho, num total de dez novos pontos de água, explicou o Presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira.

Detalhando que os restantes reservatórios serão de maior dimensão e com custos mais elevados, Vítor Pereira esclareceu que já estão a ser procuradas linhas de financiamento, nomeadamente no âmbito do Plano de Revitalização da Serra da Estrela.


“Queremos que os homens e mulheres, que têm de enfrentar as chamas, tenham ao dispor as melhores condições possíveis”, apontou, especificando ainda que os restantes estão previstos para a Erada, Trigais, Cortes do Meio, Tortosendo, Casegas, Sobral de São Miguel, São Jorge da Beira, Verdelhos e Sarzedo.

Uma escolha que tem como base razões de ordem operacional e as necessidades identificadas no território, como salienta o Coordenador Municipal de Proteção Civil, Luís Marques.

O reservatório inaugurado esta quarta-feira passa a abranger uma zona que não estava coberta, o que, numa situação de incêndio, permitirá uma maior rapidez no reabastecimento dos meios e a redução do tempo entre as descargas aéreas.

Já o abastecimento do próprio reservatório é feito a partir de uma linha de água natural, havendo também uma ligação às captações da ADC, de modo a garantir a redundância de todo o sistema.

Sendo este um plano integrado de Defesa da Floresta Contra Incêndios, a Câmara da Covilhã também está a colocar de bocas-de-incêndio de grande dimensão na Serra da Estrela, tendo já instalado quatro de um total de dez.

Presente na cerimónia, a Diretora Regional do Centro do ICNF, Fátima Reis, destacou o “exemplo” deixado pela Autarquia da Covilhã, bem como a boa articulação que foi estabelecida entre as duas entidades para concretizar este projeto.