Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600 (Chamada para a rede fixa nacional)
05-08-2024

GLOCKENWISE AQUECEM “VERÃO NO CENTRO HISTÓRICO” DA COVILHÃ

Os Glockenwise, considerados atualmente como uma das melhores bandas do panorama musical nacional, estreiam-se em concerto na Covilhã, na segunda noite da 7ª edição do “Verão no Centro Histórico”, a 9 de agosto (sexta-feira), 21:30, na Travessa da Trapa (traseiras do Teatro das Beiras). O evento realiza-se no Teatro das Beiras homenageando e celebrando os 50 anos desta companhia teatral. Infelizmente, a peça “O Juiz da Beira”, que iria anteceder o concerto, não será apresentada, uma vez que o Teatro das Beiras anunciou o cancelamento de várias apresentações do espetáculo durante o mês de agosto, nas quais se incluía uma no âmbito do “Verão no Centro Histórico”. Por esta razão, o evento tem início às 21:30 com o concerto de Glockenwise.


Após um arranque em grande no dia 2 de agosto, com a visita guiada encenada de Joana Poejo e o concerto de Best Youth a encherem de público a Rua Direita, o evento organizado pela Câmara Municipal da Covilhã continua a unir história, património e teatro ao melhor da nova música local e nacional. 


Com esta iniciativa, o Município pretende dinamizar a zona histórica, dando a conhecer mais sobre a(s) história(s) das suas ruas e proporcionando a fruição de espetáculos musicais de qualidade. 
Os Glockenwise formaram-se na margem. Na margem geográfica, em Barcelos, onde a ideia de passar pela vida com anseio de fazer música – ou qualquer outra arte, para o efeito – era, ainda nos anos 2000, relativamente exótica; e na margem estética, forjados na energia inconformista do rock, sempre pontuados por uma característica melancolia que serviu de fio condutor até à identidade sonora presente, e que os tem vindo a demarcar de classificações mais evidentes. 


Depois de irreverentemente terem preenchido um lugar na cena garage rock de Barcelos no arranque da segunda década deste século, o ano de 2018 trouxe-nos uns novos Glockenwise, com a língua portuguesa a assumir o protagonismo. “Plástico” foi o primeiro disco da nova fase da banda (disco nacional do ano para a Antena 3 e o Público), nos quais tanto há espaço para gestos prosaicos do quotidiano, como temas profundos. “Plástico” é uma celebrada obra-prima incontornável, madura e inteligente, com um polimento pop que muito raramente escutamos ao nosso redor.


Seguiu-se o aclamado disco novo, “Gótico Português”, como grito de independência artística, lançado em fevereiro de 2023 e aclamado pelo público e crítica, tendo sido considerado o melhor ou um dos melhores discos nacionais do ano por diversas publicações. “Gótico Português” é um olhar apreciativo da margem. Há um Portugal a fervilhar na margem, abundante em manifestações culturais interessantes e bizarras, rico e diverso em tradições visuais e orais. Onírico, criativo e surpreendente. Há um Portugal esquecido na margem, sedento de representação, mas obstinado, que se arregaça para ocupar de forma inventiva o vazio deixado pelas carências materiais, culturais e metafísicas. E é neste contexto que os Glockenwise voltam a expor o seu génio e a dar-nos mais um lote de canções fundamentais para os nossos dias, confirmando o lugar que já ocupam no lote das melhores bandas nacionais.
O concerto, gratuito e de participação livre, começa às 21:30.


Nas próximas semanas, para além do regresso das visitas guiadas encenada pela atriz Joana Poejo, seguem-se os concertos de João Coração (16 de agosto, no Largo de São Silvestre), de JP Simões (23 de agosto, na Rua do Norte) e do projeto local Blue Velvet (30 de agosto, na Rua 1º de Dezembro).


Junte-se às noites mais divertidas do verão na Covilhã!