Devido à execução de trabalhos de melhoramento na Avenida da Universidade e à necessidade de se proceder à construção de um canal de drenagem transversal na confluência da Rua Morais do Convento e da Rua da Fonte Santa, na zona do cruzamento com a Rotunda do Rato, informa-se que será necessário proceder ao corte total do trânsito na referida confluência, previsivelmente entre quinta-feira, dia 03 de outubro de 2024, e quinta-feira, dia 10 de outubro de 2024.
ALTERNATIVAS:
Assim, a partir de quinta-feira, às 08:00, o acesso rodoviário do cruzamento da Rotunda do Rato para a Rua Morais do Convento vai processar-se da seguinte forma:
Sentido ascendente:
Via de acesso ao Monumento Nossa Senhora da Conceição/Residências Académicas/ Cantina da UBI/Reitoria e Bairro de Santo António deverá ser feito da seguinte forma:
- Rotunda do Rato – Avenida da Universidade (sentido descendente) – cruzamento com a EN 230 (sentido Tortosendo) – cruzamento para a Rua da Amoreira (nos semáforos vira à direita) – Rua da Amoreira – Rua do Comércio – Rua de Santo António (acesso ao Bairro de Santo António) e Rua Morais do Convento (acesso a residências académicas, cantina da UBI, Reitoria e Monumento de N. Senhora da Conceição).
No cruzamento da Rua Morais do Convento com a Rua da Carreira de Tiro será colocada a sinalização de estrada sem saída a 340m, bem como de trânsito proibido.
Sentido descendente:
Será o inverso do anterior até ao cruzamento com a EN 230 – (semáforos junto do café Periferia) – ali poderá optar por:
1ª Alternativa (sujeita a demora) – Vira à esquerda EN 230 (sentido Covilhã) – Cruzamento com a Avenida da Universidade – Rotunda do Rato;
2ª Alternativa – Segue em frente para a Rua Dr. José Calheiros (sentido Refúgio) – vira à esquerda no final, para Rua Grupo Recreativo Refugiense – Rotunda da Alameda Pêro da Covilhã – Alameda Pêro da Covilhã – Rotunda do Hotel Santa Eufémia – Rua Cidade do Fundão – Avenida 25 de Abril – Largo das Forças Armadas – Rua Marquês D’Ávila e Bolama.
Os acessos pedonais para a Rua Morais do Convento, (sentido ascendente e descente) vão sofrer poucas alterações, passando a circulação de peões a ser efetuada pela ponte pedonal localizada sobre a Avenida da Universidade.
Relativamente à circulação do trânsito rodoviário para a Travessa e Rua da Fonte Santa vai ocorrer uma alteração no sentido do trânsito na Rua da Fonte Santa, ficando a circulação automóvel a processar-se, a partir das 08:00 do dia 03 de outubro de 2024 pelo seguinte (sentido circular):
- Rotunda do Rato – Rua Marquês D’Ávila e Bolama (cruzamento com Calçada da Fonte do Lameiro e Caminho do Biribau – Pólo I da UBI) – vira à esquerda para a Calçada Fonte do Lameiro – (fica proibido virar à esquerda para a Rua da Fonte Santa) - Rua Marquês de Pombal – Travessa da Fonte Santa (no final vira à esquerda para a Rua da Fonte Santa) – Rua da Fonte Santa e cruzamento com Travessa da Fonte do Lameiro.
Os acessos pedonais nesta via fazem-se normalmente pelo passeio.
Em ambos os casos, (sete dias), no período noturno, fim de semana e feriado, estes troços vão estar cortados ao trânsito automóvel.
Será colocada e implementada sinalização temporária e indicação dos desvios alternativos.
Em casos de extrema necessidade, os circuitos que vão ficar fechados temporariamente podem ser usados pra a passagem de veículos de emergência e socorro, ficando sempre condicionados à passagem de pequenos obstáculos na zona da intervenção.
A Câmara da Covilhã lamenta os incómodos causados e agradece a melhor compreensão de todos.