A Câmara Municipal da Covilhã vai promover, em dezembro, o primeiro “Encontro Covilhã Educadora”, iniciativa que visa celebrar, inspirar e promover a reflexão, afirmando-se como um evento muito marcante e relevante na área da Educação.
Com o tema “Educação, Cidadania e Democracia”, este encontro vai decorrer entre 12 e 14 de dezembro e vai englobar as componentes de Educação Formal e Educação Informal, num programa que inclui comunicações, conferências e painéis temáticos, bem como oficinas e momentos artísticos.
Contará com a participação de várias entidades e personalidades, nomeadamente de João Costa, que foi Ministro da Educação e que, a partir de janeiro, vai presidir a Agência Europeia para o Ensino Especial e Educação Inclusiva, Domingos Fernandes, Presidente do Conselho Nacional de Educação, Paulo Pires do Vales, Comissão do Plano Nacional das Artes, e Mariana Carvalho, Presidente do Conselho Executivo da CONFAP - Confederação Nacional das Associações de Pais, entre outros.
Entre os oradores também vão estar vários representantes das escolas do Concelho, de associações do Concelho que trabalham na área, de associações de estudantes e académicas e do Conselho Nacional da Juventude e da Federação Nacional das Associações Juvenis.
Este encontro vai realizar-se de dois em dois anos, de modo a alternar com outro evento do setor que também já se realiza na cidade, “Os Colóquios da Neve”.
Nesta primeira edição, o evento fará a ponte entre Educação e as questões da Cidadania e da Democracia, olhando para os novos e velhos desafios e necessidade de formar os jovens e de os atrair para uma maior participação social e política.
Uma aposta que mostra a transversalidade da Educação, interligando-se ainda com as Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, que o Município Covilhanense está a promover até abril de 2025, tal como explicou a Vereadora com o pelouro da Educação, Regina Gouveia, em conferência de imprensa realizada esta quinta-feira.
“É um Encontro que também quer celebrar. Quer celebrar a Escola que já temos, esta Escola que tem que ver com este caminho de 50 anos, em que temos uma Escola que é para todos”, apontou, lembrando que a Educação é “um dos pilares da Democracia”.
Regina Gouveia salientou ainda que o evento vai promover a reflexão e o debate, no sentido de percorrer um caminho que leve à Escola do futuro.
“É esta relação entre a Escola que já temos e a escola que ainda queremos ter, que nós vamos tecer este encontro nos seus vários momentos”, referiu.
Entre os momentos altos, estará ainda a cerimónia de entrega do jogo de tabuleiro “A Constituição” a todos os alunos do 4.º ano de escolaridade do Concelho, que está marcada para dia 13 de dezembro, às 14:00.