Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600 (Chamada para a rede fixa nacional)
06-03-2025

COMISSÃO DE TOPONÍMIA  DA COVILHÃ ASSINALA DIA DA MULHER COM HOMENAGENS

A Comissão Municipal de Toponímia vai assinalar o Dia Internacional da Mulher com a atribuição de novos topónimos em algumas zonas da cidade, em três iniciativas que estão marcadas para os dias 07 e 08 de março e que visam homenagear todas as mulheres.


No dia 07 de março, pelas 11:00, será atribuído o antropónimo Largo Carina Franco ao largo principal de acesso à Escola Básica de São Domingos, com início e fim na rua da Beringueira. Carina Franco foi professora e diretora daquela escola e volta assim a ser homenageada, num reconhecimento do empenho, dedicação e altruísmo que sempre dedicou à comunidade escolar e à cidade. 


Já no dia 08 de março, às 16:00 horas, será atribuído o topónimo Jardim Vítimas e Sobreviventes de Violência Doméstica ao espaço verde que confina com a Alameda Europa, Alameda Pêro da Covilhã e a Travessa Alameda Pêro da Covilhã. Esta ação pretende consciencializar todos os cidadãos para o flagelo que continua a marcar as sociedades atuais e alertar para a importância de ter um papel ativo na proteção das vítimas e apoio aos sobreviventes. 


Logo após esta homenagem, pelas 16:30 minutos, será atribuído o topónimo Rotunda das Mulheres Operárias Têxteis ao largo de forma circular que estabelece a ligação entre a Avenida Cidade do Rio de Janeiro e o Parque Industrial do Canhoso. Esta atribuição visa consagrar o árduo e meritório trabalho das operárias têxteis que impulsionaram a indústria têxtil na Covilhã, que jamais será esquecida como a “Manchester Portuguesa”.