Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600 (Chamada para a rede fixa nacional)
24-03-2025

MUSEU DE ARTE SACRA VALORIZA A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

O Museu de Arte Sacra da Covilhã pretende evidenciar a importância da água, enquanto fator de sustentabilidade, o seu simbolismo nas religiões e o seu papel no nascimento da Covilhã.


Neste sentido tem patente ao público, até ao dia 20 de abril, uma exposição intitulada “Lágrimas de São Pedro”, com peças sacras alusivas à água, variados documentos e peças de modelismo, escultura e instalação, com a participação dos artistas Honorato Berto, José Manuel Fernandes e o Atelier Formas e Cores de Terra.
A exibição pode ser apreciada de terça a domingo, entre as 10:00 e as 18:00, com entrada livre.


No âmbito desta ação decorrem ainda duas atividades paralelas.


A primeira acontece no dia 22 de março (Dia Mundial da Água), pelas 16:00, onde será apresentado o resultado de uma investigação histórica realizada ao abastecimento de água à cidade, na presença de conceituados especialistas. O Professor Doutor Virgolino Jorge irá apresentar a “Arquitetura da água em antigas comunidades monástico-conventuais” e o Teólogo Padre Tiago Fonseca irá apresentar a temática “A água, sinal e símbolo. O significado da água na tradição cristã”.
O colóquio é antecedido por uma Prova de Águas, promovida pela Confraria da Água (Associação de Provadores de Água de Portugal).


No dia seguinte, 23 de março, a partir das 09:30, com partida do Campo das Festas, decorre uma Caminhada Interpretativa pela Rota do Abastecimento de Água à Covilhã.
A caminhada interpretativa permitirá o conhecimento e um contacto direto com antigas estruturas do abastecimento da água à cidade, implicando inscrição prévia no Museu de Arte Sacra da Covilhã que pode ser realizada através do número 275334457.