No âmbito do projeto “Conhecer o Concelho”, os alunos do 5.º ano da EB de S. Domingos do Agrupamento de Escolas A Lã a Neve realizaram, na sexta-feira, uma visita de trabalho e descoberta às localidades de S. Jorge da Beira e Barroca Grande.
Esta deslocação teve como objetivo principal aprofundar o conhecimento sobre as dinâmicas locais, a história mineira e os desafios das comunidades mais periféricas do concelho.
A visita teve início na Barroca Grande, porta de entrada para uma das explorações mineiras mais importantes da Europa. Os jovens, os professores e técnicos tiveram a oportunidade de observar de perto o impacto que a indústria extrativa teve na moldagem da paisagem e na cultura local. O projeto destacou a importância de preservar a memória industrial como um ativo turístico e educativo para as novas gerações.
Em S. Jorge da Beira, uma das freguesias de maior altitude do concelho, o ênfase centrou-se na resiliência das gentes da Beira e na beleza natural que caracteriza a localidade.
O projeto “Conhecer o Concelho” continuará a percorrer as diversas freguesias, promovendo a descentralização da atividade municipal e garantindo que a voz de todos os jovens, independentemente da sua localização, seja ouvida e valorizada.