Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600 (Chamada para a rede fixa nacional)
Notícias
MEGA BOLO NEVÃO NO ARRANQUE DO NATAL COM ARTE
30-11-2023

MEGA BOLO NEVÃO NO ARRANQUE DO NATAL COM ARTE

A tradição do Mega Bolo Nevão Cidade da Covilhã volta a repetir-se já esta sexta-feira na Praça do Município, marcando o arranque do programa do “Natal com Arte 2023”, evento que começa às 15:00 e que decorre até ao dia 07 de janeiro, contando com inúmeras atividades que vão alimentar a magia desta quadra festiva.  Com o patrocínio da Jopama e a participação das padarias Pérola Doce e Colmeia Doce, o Mega Bolo Nevão Cidade da Covilhã trata-se de um dos mais representativos exemplos da pastelaria local, que retrata a neve através de um manto branco de açúcar em pó e alguns segredos que a tradição covilhanense adicionou. Será partilhado com a comunidade presente, numa ação repleta de simbolismo e bem representativa da solidariedade que marca o espírito natalício. A tarde será ainda marcada pela abertura da pista de gelo natural e pela chegada do Pai Natal à Praça do Município, bem como pela abertura da Aldeia Natal e da Casinha do Pai Natal, que estão no Largo Infantaria 21. O programa prolonga-se até ao dia 07 de janeiro de 2023 com a realização de inúmeras atividades, como exposições, concertos, espetáculos, oficinas e muito mais. Envolvendo diversas estruturas municipais, escolas, associações, juntas de freguesia e entidades do concelho, a edição deste ano também contará com a realização da Missa do Galo na Igreja da Nossa Senhora da Conceição e com a participação do Coro Misto da Associação Cultural da Beira Interior.  O objetivo é ser o mais abrangente possível e responder às expectativas de diferentes gerações.  
ATIVIDADES NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DA COVILHÃ, NO ÂMBITO DA COVILHÃ CREATIVE WEEK
07-11-2023

ATIVIDADES NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DA COVILHÃ, NO ÂMBITO DA COVILHÃ CREATIVE WEEK

A programação da Covilhã Creative Week, que decorrerá na Covilhã entre os dias 8 e 14 de novembro e que é já um dos principais marcos da agenda cultural municipal de 2023 e do Plano de Ação da Covilhã, Cidade da UNESCO em Design, desenvolverá diversas atividades, gratuitas, abertas à comunidade em diversas estruturas culturais, nomeadamente na Biblioteca Municipal.  Como tal, realizar-se-á no dia 10 de novembro, pelas 15h00, a Oficina Escrita Criativa, com o autor André Pereira e, pelas 18h00, sucederá o lançamento do livro “O Despertar da Consciência”, da psicóloga, terapeuta sistémica e autora Maria Gorjão Henriques, seguida de palestra.  No dia 11 de novembro, pelas 15h00, decorrerá a Oficina “O Monstro Somos Nós”, por Neide Simões, onde será apresentada uma sessão de leitura e jogos teatrais, baseada no livro pop-up “O Monstro das Cores”, da autoria de Anna Llenas, cujo objetivo será trabalhar a inteligência emocional. Esta atividade, será direcionada para crianças dos 6 aos 12 anos e carecerá de inscrição prévia, para o e-mail: biblioteca@cm-covilha.pt ou para o telefone: 275 330 660. Ainda no mesmo dia, pelas 17h30, terá lugar, um Encontro com o Escritor André Pereira, no qual partilhará a sua experiência enquanto autor e criativo das letras, bem como a apresentação do livro da sua autoria “Simãozinho Baltazar, o menino que só queria sonhar”. Um livro dirigido ao público infantil, numa sessão que poderá reunir famílias, dando a possibilidade de contactar com o autor e obra.   
CÂMARA DA COVILHÃ LANÇA CADERNOS DOS MUSEUS NO DIA MUNICIPAL DA CULTURA
07-11-2023

CÂMARA DA COVILHÃ LANÇA CADERNOS DOS MUSEUS NO DIA MUNICIPAL DA CULTURA

A Câmara da Covilhã vai lançar, na quarta-feira, dia 08 novembro, “Os Cadernos dos Museus da Covilhã”, que serão publicados em formato digital no portal do Município.  O lançamento ocorre na mesma data em que se assinala o Dia Municipal da Cultura e o dia em que se comemora a nomeação da Covilhã como Cidade Criativa da UNESCO em Design. Com coordenação editorial da Divisão de Cultura, estes Cadernos são uma publicação dedicada à promoção e divulgação de estudos, projetos, atividades e eventos da iniciativa ou com ligação aos museus e galerias tutelados pela autarquia. Através de colaborações diversas, visam testemunhar investigações, práticas e experiências, partilhar ideias ou opiniões, bem como conceitos de índole e desenvolvimento cultural. Devem assumir-se como uma ferramenta de informação, formação e reflexão, sempre com o objetivo de contribuir para o incremento cultural e artístico, tendo em vista a promoção, salvaguarda e a divulgação do património cultural, material e imaterial. A edição número zero, lançada esta quarta-feira, conta com um artigo de investigação da responsabilidade de António dos Santos Pereira, professor catedrático aposentado da Universidade da Beira Interior, académico correspondente da Academia Portuguesa de História e Comissário Científico do Projeto Museográfico do Museu da Covilhã. Intitulado “A Covilhã na configuração do Museu da Cidade”, este artigo foi desenvolvido no âmbito da conferência “MC2: Movimentos Culturais Coletivos”, apresentada no Museu da Covilhã. Esta edição integra ainda com uma nota de abertura do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, e de um texto de opinião de Pedro Inácio, Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), desenvolvido com base na iniciativa “APOM em Movimento”, que decorreu em outubro de 2022. Os Cadernos dos Museus da Covilhã vão estar disponíveis no portal do Município da Covilhã, através do endereçohttp://www.cm-covilha.pt/?cix=1183&tab=792&curr=818&lang=1 .