Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600 (Chamada para a rede fixa nacional)
Notícias
MUSEU DA COVILHÃ PROMOVE TERTÚLIA MC2. O TEMPLO DE ORJAIS EM ANÁLISE POR PEDRO CARVALHO.
18-06-2024

MUSEU DA COVILHÃ PROMOVE TERTÚLIA MC2. O TEMPLO DE ORJAIS EM ANÁLISE POR PEDRO CARVALHO.

O Museu da Covilhã, galardoado como Museu do Ano APOM 2022 e nomeado para os European Museum of The Year Awards - EMYA 2024, recebe no próximo dia 27 de junho, pelas 18:00 horas, o Professor e Investigador Pedro C. Carvalho, numa tertúlia intitulada “O Templo Romano de Orjais”. A iniciativa, inserida no âmbito das tertúlias “MC2: Movimentos Culturais Coletivos”, desenvolve-se como uma conversa informal que pretende ser um momento de partilha com a comunidade acerca do território da Covilhã há dois mil anos atrás. De facto, em Orjais, situados na encosta da Serra da Estrela e sobranceiro à várzea do Zêzere, encontram-se vestígios de um povoado fortificado, que poderá estar relacionado com a suposta ocupação proto-histórica do cabeço (o designado “Castro de Orjais”) bem como de um templo romano, localizado abaixo, a cerca de 100 m de distância. Pedro Carvalho, estudioso e investigador das ruínas do Templo Romano de Orjais, indica que esta infraestrutura “…terá sido construído, provavelmente, nos finais do séc. I d.C.”. O local do templo romano até poderá corresponder a um anterior espaço de culto ao ar livre, situado no exterior do referido povoado, tendo este espaço sagrado sido apropriado em época romana, mantendo funções idênticas. A escolha deste lugar para a construção do templo estará provavelmente associada à sacralidade ancestral do espaço. A ampla visibilidade que se tem a partir deste local também poderá explicar a escolha do sítio em tempos mais recuados, pré-romanos. PEDRO C. CARVALHO é Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde é Diretor do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes (FLUC). É investigador principal de dois projetos de investigação atualmente em curso na Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, um financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e outro pela Fundação La Caixa / BPI / FCT. Coordenou equipas de investigação no quadro de grandes obras públicas, desde o Museu Nacional de Machado de Castro (Coimbra) à barragem (aproveitamento hidroelétrico) de Foz Tua. Dirigiu escavações arqueológicas em vários lugares de época romana, como Idanha-a-Velha, Coimbra, Castro de Avelãs (Bragança), Orjais e Terlamonte (Covilhã). Nos últimos 25 anos tem centrado a sua investigação na Beira Interior. É autor de inúmeras conferências e palestras e de mais de uma centena de artigos científicos e livros. Junte-se a nós para saber mais desta Covilhã milenar! Museu da Covilhã / Rua António Augusto de Aguiar / terça a domingo, 10:00-18:00.  
CENTRO DE ATIV’IDADES PROMOVE DESFILE DE MODA INTERGERACIONAL
28-05-2024

CENTRO DE ATIV’IDADES PROMOVE DESFILE DE MODA INTERGERACIONAL

No próximo dia 02 de junho, o Centro de Ativ’Idades da Covilhã (CAI) vai promover um desfile de moda intergeracional que juntará na mesma passerelle utentes daquele centro e jovens estudantes, numa experiência que promete ficar na memória de todos. Com início marcado para as 17:00, o evento decorre na Piscina Praia e tem como objetivo dinamizar a atuação do CAI, estimular as relações interpessoais e fomentar a socialização dos envolvidos. É também uma das atividades mais marcantes da atividade anual do centro e este ano contará com a participação de 26 utentes, homens e mulheres, com idades entre os 65 e os 86 anos. A realização deste desfile conta com o apoio de várias empresas locais, designadamente TO YOU – Loja da Adriana, P.RUNA HOUSE, Sheep Covilhã, Ruys, Loja da Marisa e Padaria Dias. O CAI é uma estrutura dinamizada pela Câmara da Covilhã e conta com aulas de estimulação cognitiva, laboratório de artes cénicas (pela Quarta Parede), atelier de rendas, malhas e bordados, aulas de informática, aulas de alfabetização e língua portuguesa para estrangeiros. Realizam-se também atividades pontuais atualizadas mensalmente, sendo necessária inscrição prévia para a frequência das mesmas, devido ao número de utentes permitido em cada espaço. Para integrar os programas do Centro de Ativ’Idades, os interessados devem contactar através do número telefone 275 315 137 ou dirigir-se diretamente às instalações, no Sporting Shopping Center, no centro da cidade da Covilhã.    
WORKSHOP NA GALERIA ANTÓNIO LOPES E EXPOSIÇÃO NO MUSEU DE ARTE SACRA
20-05-2024

WORKSHOP NA GALERIA ANTÓNIO LOPES E EXPOSIÇÃO NO MUSEU DE ARTE SACRA

O Município da Covilhã e o Atelier Formas e Cores de Terra dinamizaram um workshop gratuito de cerâmica na Galeria António Lopes, que decorreu entre os dias 18 (sábado, 10h-18h) e 19 (domingo, 10h-13h) de maio de 2024. A atividade decorreu no âmbito das comemorações do “Dia Europeu da Cerâmica – BDC 2024 Bom Dia Cerâmica!”, uma iniciativa anual proposta pela Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), que também se comemora no terceiro fim-de-semana de maio em várias cidades e vilas do European Grouping of Territorial Cooperation Cities of Ceramics (AeuCC). A oficina contou com a participação de mais de uma dezena de pessoas, de diversas idades. Também o Museu de Arte Sacra inaugurou, na noite de dia 18, a exposição de cerâmica “Para Além do Olhar”, da autoria de Vítor e Júlia Lopes, que contou com um momento musical pelo Duo DellArte, com Bruno Martins (tenor) e Fernanda Canaud (piano). Através da cerâmica das Caldas da Rainha, a exibição, que destaca o papel do Museu de Arte Sacra enquanto instituição educativa e cultural, aponta-se como rememorativa do barrismo nacional, recordando os Barristas de Alcobaça ou o mestre Bordalo Pinheiro, que muito contribuíram para a Identidade Nacional. O barro vermelho conjugado com barro branco são a base material do trabalho de Vítor, que cria as peças, e de Júlia, que procede ao acabamento, ambos os processos executados de forma inteiramente manual, recorrendo à modelação e usando principalmente a técnica dos engobes na pintura. #municipiodacovilha #atecerofuturo