22-03-2025
DESIGN ESTÁ NA CIDADE - TRIENAL INTERNACIONAL DE DESIGN DA COVILHÃ JÁ COMEÇOU
Está na rua a primeira edição da Trienal Internacional de Design da Covilhã, um evento que vai destacar a criatividade e o design, ao longo de toda a primavera, e que conduzirá todos os caminhos até à Covilhã.
“O design está na cidade. Para quem a habita e nela trabalha, mas também para quem a visita”, tal como sublinhou a Vereadora da Cultura da Câmara da Covilhã, Regina Gouveia, na sessão de lançamento do evento, que decorreu esta sexta-feira.
Com iniciativa da Câmara da Covilhã e organização da Ideias Emergentes, a Trienal Internacional de Design da Covilhã contará com um total de oito exposições em doze locais diferentes da Covilhã, transformando a cidade numa galeria de design.
Lembrando as inúmeras atividades programadas, a Vereadora da Cultura do Município, Regina Gouveia, salientou o impacto que o evento terá em termos nacionais e internacionais, colocando a Covilhã no “centro do debate sobre o papel do design na sociedade contemporânea”.
“Hoje, celebramos a Covilhã como um centro de criatividade e inovação, que projeta a sua identidade não só em Portugal, mas no mundo”, disse, lembrando “o caminho percorrido e que já levou a Covilhã a ser classificada como Cidade Criativa da UNESCO.
Um percurso que, como ressalvou, não está concluído e para o qual contribuirá a Trienal e todos os que nele vão participar, nomeadamente designers, académicos, estudantes e profissionais de todo o mundo.
O facto de esta Trienal Internacional de Design estar a decorrer num “território de cultura têxtil” foi uma das ideias transmitidas pelo Diretor Geral da Ideias Emergentes, Joaquim Pinheiro, que se mostrou satisfeito com o sucesso do desafio.
O Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, evidenciou que a Covilhã “está a dar um sinal e um exemplo ao país de que a arte e a cultura podem estar no centro do desenvolvimento das cidades”.
Já a Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Alexandra Rodrigues, chamou a atenção para o contributo que esta iniciativa terá na reflexão sobre o papel que o design pode ter na sociedade e na definição da identidade coletiva.
O alinhamento entre este evento e o turismo foi uma das ideias destacadas pela Vice-Presidente da Turismo Centro de Portugal, Anabela Freitas, que também felicitou a Covilhã pelo “arrojo” que teve ao promover esta Trienal num “local improvável”.
Em representação da Universidade da Beira Interior, a Vice-Reitora para o Ensino, Helena Alves, destacou o trabalho de parceria e de interação desenvolvido e revelou “orgulho” por o evento estar a decorrer na Covilhã, tendo ainda apontado a relevância que a área do design pode ter no desenvolvimento do território.
A Trienal Internacional de Design da Covilhã é uma iniciativa promovida pelo Município da Covilhã no âmbito do Plano de Ação da Cidade Criativa da UNESCO na área do Design. A primeira edição, que decorrerá ao longo da primavera de 2025, é organizada pela Ideias Emergentes e assume o tema “Paisagens Têxteis”, que parte de uma abordagem bioregional ao design para aprofundar a cultura de design na cidade e na região e reforçar o território como espaço de inovação.
Pavilhão da ANIL, Galeria António Lopes, Museu da Covilhã, Teatro Municipal, Museu de Lanifícios, Biblioteca Municipal, Universidade da Beira Interior (UBI), Museu de Arte Sacra, Biblioteca da UBI, New Hand Lab, A Transformadora e Mercado Municipal são os locais escolhidos para acolher as oito grandes exposições que vão estar patentes ao longo do evento.