Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600 (Chamada para a rede fixa nacional)
Notícias
700 ÁRVORES EM REFLORESTAÇÕES NA SERRA DA ESTRELA E NA ERADA
21-03-2025

700 ÁRVORES EM REFLORESTAÇÕES NA SERRA DA ESTRELA E NA ERADA

Cerca de 700 árvores vão ser plantadas em ações de reflorestação que vão decorrer no Parque Natural da Serra da Estrela e na Freguesia da Erada nos dias 26 e 29 de março, respetivamente. Promovidas pela Câmara da Covilhã, em colaboração com várias entidades, estas ações enquadram-se nas comemorações do Dia Internacional das Florestas e visam sensibilizar a comunidade para a importância da preservação do meio ambiente, bem como promover a recuperação ambiental das áreas onde vão ocorrer. Com ponto de encontro marcado para a Praça do Município, às 14:00, a ação do Parque Natural da Serra da Estrela vai contar com a plantação de 200 azinheiras Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o Município Covilhanense, o Conselho Municipal da Juventude, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, o Instituto Português do Desporto e da Juventude e do Serviço Municipal de Proteção Civil. Será uma oportunidade para contribuir ativamente para a sustentabilidade do planeta, para conhecer outros jovens, para passar uma tarde ao ar livre e para aprender mais sobre a flora autóctone da Serra da Estrela. Já a ação do dia 29 de março visa a requalificação ambiental e paisagística de um terreno junto à EN-230 (na zona do Castanheiro), na Erada. Está prevista a plantação de 500 árvores (Medronheiro, Carvalho e Castanheiro), espécies autóctones, fornecidas através da candidatura ao Fundo Ambiental e selecionadas de acordo com as condições edafoclimáticas da região. Esta iniciativa resulta de uma organização do Gabinete Técnico Florestal do Município, em colaboração com a Junta de Freguesia e com o Baldio da Erada, sendo que a concentração está marcada para as 09:00, junto à sede da Junta de Freguesia da Erada. Para maximizar o impacto da ação, vão estar envolvidas várias entidades locais, associações, nomeadamente Agrupamento de Baldios Estrela Sul, Grupo de Bombos Eradense, Rancho Folclórico Cultural Eradense, Grupo Trigais da Serra, Águias dos Trigais, Associação Recreativa Eradense,  CPE-Os Serranos, Filarmónica Recreativa Eradense, Núcleo de Desporto da Filarmónica Eradense, Associação de Apoio à População Eradense, Serviço de Proteção na Natureza e Ambiente da GNR e Bombeiros Voluntários da Covilhã.  
RADAR SOCIAL JÁ ESTÁ NO TERRENO
20-03-2025

RADAR SOCIAL JÁ ESTÁ NO TERRENO

O projeto Radar Social da Covilhã já entrou na segunda fase de implementação com a equipa a proceder à identificação de pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou risco de exclusão, num trabalho que, em cerca de dois meses, permitiu identificar e encaminhar 32 pessoas em situação de fragilidade. Dos 32 processos, 22 correspondem a Munícipes do sexo feminino e a maioria está relacionada com carências financeiras e habitacionais, tendo-se procedido ao acompanhamento e orientação para as entidades competentes. Esta segunda fase do processo conta com o apoio de vários parceiros do CLAS-CVL – Conselho Local de Ação Social da Covilhã e com a articulação dos diversos serviços Municipais, estando a ser executado por uma equipa multidisciplinar, que procede à avaliação e verificação das sinalizações e, posteriormente, efetua o respetivo encaminhamento para a rede dos serviços de atendimento e acompanhamento social. Este projeto social começou em junho de 2024 e prolonga-se até março de 2026, sendo resultado de uma candidatura que o Município da Covilhã apresentou ao programa Radar Social e que obteve um financiamento global de 244 mil euros. Financiada por fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), este projeto tem como objetivo permitir reforçar o apoio a pessoas e famílias com problemas de pobreza e/ou exclusão social e assenta num trabalho de parceria e cooperação, com vista à implementação de um sistema integrado de referenciação social e de capacitação do território ao nível das respostas e otimização de recursos.  Deverá assim contribuir para imprimir uma maior eficácia na ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social e integrada numa perspetiva de desenvolvimento local. Durante a primeira fase do projeto, que começou em junho de 2024, procedeu-se à atualização do diagnóstico social e elaboração do plano de desenvolvimento social e do plano de ação. Foi ainda realizado o mapeamento dos recursos, locais e regionais, para garantir maior eficácia das respostas e melhor coordenação das intervenções. A Câmara Municipal da Covilhã continua a investir em iniciativas sociais que trabalham em prol do desenvolvimento da comunidade, contribuindo de forma decisiva para o enriquecimento do conhecimento do território e para a sua coesão social. Caso tenha conhecimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, contacte-nos através do email rede.social@cm-covilha.pt ou 275 330 600, ext. 337.  
CINCO DIAS DE CARNAVAL DA NEVE NA COVILHÃ E PENHAS DA SAÚDE
18-02-2025

CINCO DIAS DE CARNAVAL DA NEVE NA COVILHÃ E PENHAS DA SAÚDE

A cidade da Covilhã e as Penhas da Saúde voltam a ser palco de mais uma edição do Carnaval da Neve, que sai à rua entre 28 de fevereiro e 04 de março, com um programa recheado de animação e folia e que contará com o maior número de participantes e de entidades envolvidas dos últimos anos.  Estão confirmados mais de 1.500 participantes, desde crianças a idosos, e mais de 30 entidades, coletividades, escolas e instituições sociais, além dos muitos Covilhanenses e visitantes que se juntam sempre às iniciativas. Organizado numa parceria entre a Câmara Municipal da Covilhã e o Clube Nacional de Montanhismo, o Carnaval da Neve 2025 manterá a aposta em eventos que já fazem parte da tradição carnavalesca do Concelho, tais como o Corso Social, que junta diferentes gerações num ambiente de folia e que este ano é dedicado ao tema ‘Serra da Estrela’, bem como o desfile Carnaval do Mundo, com a participação das associações do Concelho. Destaque ainda para o Enterro do Entrudo, com a Queimada à Montanheiro, para o Open Ski – Carnaval da Neve, ou para o Carnaval no Gelo – Patinagem de Mascarados, sem esquecer os dois grandiosos bailes de mascarados: um que se realiza, no sábado (dia 01 de março), na Pousada da Juventude, e o segundo, que se realiza na segunda-feira (dia 03 de março), no Pavilhão da ANIL, com Virgílio Faleiro & Banda.  Uma oferta variada que chega a diferentes públicos e que tem conquistado cada vez mais entidades e participantes, num crescimento que confirma que o caminho de valorização e reforço desta marca identitária tem sido um sucesso, como refere a Vereadora com o pelouro da Cultura, Regina Gouveia. “Este envolvimento crescente evidencia a importância do desenvolvimento de projetos com e para a comunidade, culturalmente relevantes e diversos”. Regina Gouveia explica igualmente que, “ainda que associado à folia da época, o Carnaval da Neve celebra sempre a história e o património local e promove o enriquecimento cultural, sobretudo através do Corso Social e do desfile Carnaval do Mundo”.  “As tradições e as artes partilhadas pelos diferentes grupos celebram também a diversidade e a inclusão, fortalecem o sentimento de pertença e a coesão social, graças ao empenho de todos os que participam e porque a comunidade se identifica muito com a marca e o programa”, destaca.   Outro aspeto a salientar passa pela relevância do Carnaval da Neve no que concerne à dinamização turística nesta época do ano: “Ao atrair turistas, este evento tem forte impacto na economia local, aumentando as receitas para hotéis e restaurantes, além de outros negócios ligados a produtos tradicionais, mas não só.”   
BIBLIOTECA MUNICIPAL COM MAIS DE 12.800 LIVROS REQUISITADOS EM 2024
04-02-2025

BIBLIOTECA MUNICIPAL COM MAIS DE 12.800 LIVROS REQUISITADOS EM 2024

A Biblioteca Municipal da Covilhã teve 12.820 livros requisitados durante o ano de 2024, o que confirma a trajetória de crescimento que tem vindo a ser registada ao longo dos últimos anos. Depois de, em 2022, se ter ultrapassado a fasquia dos 10.000 livros, em 2023 esse número já ficou largamente acima dos 11.000, tendo agora chegado aos 12.820 títulos emprestados para leitura no domicílio. Igual destaque para as 48.930 pessoas que usufruíram de serviços gratuitos e de acesso livre na Biblioteca Municipal ou para os 7.500 participantes, ao longo de 2024, marcaram presença nas 190 sessões literárias realizadas para promover e fortalecer os hábitos de leitura e o gosto pelo livro. Foram ainda promovidas várias outras ações destinadas a diferentes faixas etárias, bem como projetos para públicos-alvo específicos e cujos resultados positivos também contribuem para confirmar o papel que a Biblioteca Municipal tem como epicentro cultural e literário, nomeadamente ao nível do incentivo à leitura e à promoção de autores. Destaques numéricos de 2024: 12.820 títulos requisitados para leitura ao domicílio. 48.930 pessoas que usufruíram dos serviços gratuitos e de acesso livre. Mais de 1.300 crianças participaram no programa "Novelo de Histórias", com ênfase na adaptação do conto chinês “Mulan”. 450 adolescentes do 3.º ciclo envolveram-se na leitura encenada de "O Fantasma de Canterville", de Oscar Wilde. 100 idosos partilharam histórias sobre o 25 de Abril no programa "Conto Sempre Contigo". 70 reclusos beneficiaram do projeto "Nas Teias Contigo", com atividades literárias no Estabelecimento Prisional. 880 leitores participaram em eventos como "Trocado para Miúdos" e "Café Literário", “Leituras Nómadas” promovendo o diálogo entre autores e leitores. Residências Literárias e Dramatúrgicas tiveram momento de auge com o projeto “Memória da Matéria”, da escritora covilhanense Maria Mello Giraldes, com 455 jovens e adultos Além disso, iniciativas inovadoras, como a Arruada Literária, os Passeios Literários inspirados em "A Lã e a Neve", de Ferreira de Castro, e o Jantar Literário em celebração de Luís Vaz de Camões, reforçaram a ligação entre literatura e história local. Compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Todas estas ações alinham-se com a Agenda 2030 da ONU, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no âmbito da Educação de Qualidade, Redução das Desigualdades, Paz, Justiça e Instituições Eficazes, promovendo uma comunidade mais informada e culturalmente enriquecida.  
CÂMARA E CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE PROMOVEM AÇÕES NAS ESCOLAS 
04-02-2025

CÂMARA E CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE PROMOVEM AÇÕES NAS ESCOLAS 

A Câmara Municipal da Covilhã e o Conselho Municipal da Juventude deram início, em janeiro deste ano, a um conjunto de sessões de "Formação Política: as eleições autárquicas em perspetiva", destinadas aos alunos do ensino secundário da região, numa ação que vai abranger várias escolas e prolongar-se ao longo do primeiro semestre de 2025. A iniciativa visa fomentar o espírito crítico dos jovens e estimular a sua participação ativa na vida política, tendo como pano de fundo as eleições autárquicas e respetivas características. As primeiras sessões decorreram nos dias 30 e 31 de janeiro, dirigidas às turmas do 12.º ano do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto (AEFHP), contando com a colaboração da Associação de Estudantes do AEFHP.  Bruno Ferreira Costa, doutorado em Ciência Política e docente da Universidade da Beira Interior, foi o orador convidado, abordando temáticas relacionadas com o sistema político português e o funcionamento dos atos eleitorais, com especial enfoque nas eleições autárquicas, onde muitos dos alunos presentes vão poder votar pela primeira vez. Esta iniciativa contribui diretamente para a concretização de três objetivos estratégicos do Plano Municipal de e para a Juventude da Covilhã: "Estimular os processos de participação cívica", "Sensibilizar para a participação ativa" e "Envolver as associações locais na dinamização de atividades".  João Cristóvão, Presidente da Comissão Permanente do Conselho Municipal da Juventude, destacou a importância da realização destas conferências: "É um mito que os jovens não queiram envolver-se na política. Muitas vezes, o mundo político parece confuso e abstrato, mas estas sessões permitem que os jovens conheçam melhor o nosso sistema político e compreendam a importância do seu voto, incentivando à sua participação." As sessões vão continuar a decorrer ao longo do primeiro semestre de 2025 em várias escolas secundárias do Concelho, assegurando espaços de diálogo e debate sobre o papel dos órgãos de poder local e reforçando o compromisso do Conselho Municipal da Juventude com a formação cívica dos jovens  
BENJAMIM APRESENTA "AS BERLENGAS" NO TMC~
24-01-2025

BENJAMIM APRESENTA "AS BERLENGAS" NO TMC~

O músico e produtor Benjamim sobe ao palco do TMC~ com a sua banda para apresentar “As Berlengas”, nova e ambiciosa obra multidisciplinar que ganha forma em 3 dimensões: um disco, um filme e um espetáculo.  O início desta criação remonta a 2017 em forma de ideia conceptual, que foi ganhando corpo ao longo dos anos. Primeiro nasceu a música, inicialmente pensada como uma banda sonora para um filme que não existia. No final de 2022, Benjamim desafiou o realizador Bruno Ferreira para assinar um filme inspirado na paisagem musical que havia criado. Esse filme, rodado no início de 2023, é um filme-bailado, com imagens captadas no arquipélago que dá nome ao projeto. A partir de peças instrumentais, colagens sonoras, canções em formato de lamento, juntam-se fragmentos de memórias para a elaboração de uma história passada num arquipélago inventado, através da dança e do som. O álbum, quarto registo de estúdio, é composto por 20 temas, interpretados, gravados e produzidas por Benjamim. O disco abre com um instrumental que navega entre rochedos, ilhéus e paisagens insulares, conduzidas pelo piano de Benjamim que arranca sozinho e vai viajando através de ambientes sonoros eletrónicos que lhe conferem os tons psicadélicos que marcam o álbum todo.  Neste concerto no TMC~, para além da nova música, Benjamim e a sua banda vão também tocar os temas mais emblemáticos da carreira do músico que é cada vez mais uma referência no panorama musical nacional. Classificação: +6 | 75 minutos | música BILHETE: 6 euros + 60 anos / - 30 anos: 4,5 euros À venda na bilheteira do TMC~, Ticketline (link.tmc.com.pt/benjamim) e na Worten. *Família (até 2 adultos acompanhados de crianças até aos 12 anos de idade): 4,5 euros *Cidadãos portadores de atestado médico de incapacidade multiuso (> 60%) e acompanhante: 3 euros *Descontos apenas disponíveis na bilheteira do TMC~ BILHETEIRA 3ªfeira a sábado: 14H30 – 19H30 (Exceto feriados) Dias de espetáculo: 14H30 – 19H00 | 20H30 – 21H30 REGRAS DE ACESSO Chegue antecipadamente ao TMC~. Não é permitida a entrada na sala depois do início do espetáculo.
TRIENAL DE DESIGN DA COVILHÃ ABRE CANDIDATURAS PARA RESIDÊNCIAS CRIATIVAS EM FÁBRICAS 
23-01-2025

TRIENAL DE DESIGN DA COVILHÃ ABRE CANDIDATURAS PARA RESIDÊNCIAS CRIATIVAS EM FÁBRICAS 

Encontram-se abertas, até ao dia 10 de fevereiro, as candidaturas a seis residências em fábricas têxteis, numa atividade que se insere na programação da Trienal de Design da Covilhã. Destinada a designers profissionais esta ‘open-call’ abre a oportunidade de participar em para seis residências de caráter criativo e com forte pendor técnico, que vão decorrer em três fábricas na região. Os resultados serão expostos na Trienal de Design da Covilhã. Divididas por três fábricas da região (A Transformadora e a J Gomes, na Covilhã, mais a Burel Factory, em Manteigas), estas residências têm como objetivo utilizar matérias-primas e processos de fabrico em contexto industrial e como parte de um processo criativo onde o design é a disciplina propulsora. Cada residência tem a duração de quatro semanas, de 14 de março a 14 de abril, estando prevista a inauguração de uma exposição que mostra o trabalho desenvolvido para o fim-de-semana de 11 a 13 de abril, período que corresponde à Conferência Internacional, um dos momentos-chave da Trienal de Design da Covilhã. N’A Transformadora, na Covilhã, uma das residências vai permitir tirar partido do trabalho de tinturaria com pigmentos de origem natural e a outra vai focar-se na ultimação e acabamentos, nomeadamente feltragem, levantamento de pelo, corte por tesouras ou outro. Na J Gomes, na Covilhã, pretende-se que uma das residências crie um projeto de sensibilização comunitária de recolha de têxteis para a reciclagem no pós- consumo, enquanto que na outra se pede um trabalho de exploração dos requisitos específicos do design de vestuário para a reciclagem. Na Burel Factory, em Manteigas, uma residência incidirá em Design Têxtil, trabalhando com fiação e tecelagem, enquanto a outra, de Design de Moda, procurará desenvolver peças de vestuário e/ou acessórios. As características completas, bem como a descrição técnica dos equipamentos e os dados de candidatura podes ser consultadas em https://trienaldesigncovilha.pt/2025-residencias-fabricas/. O período de candidaturas decorre até às 18:00 do dia 10 de fevereiro de 2025. Os resultados vão ser divulgados até ao dia 14 de fevereiro de 2025. A Trienal de Design da Covilhã é uma iniciativa promovida pelo Município da Covilhã, no âmbito do Plano de Ação da Cidade Criativa da UNESCO na área do Design. A primeira edição, que decorrerá ao longo da primavera de 2025, é organizada pela Ideias Emergentes e assume o tema “Paisagens Têxteis”, que parte de uma abordagem “biorregional” do design para aprofundar a cultura de Design na cidade e na região e reforçar o território como espaço de inovação.