Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600 (Chamada para a rede fixa nacional)
Notícias
NOVO HOSPITAL CUF COVILHÃ NUM INVESTIMENTO DE 40 MILHÕES
17-05-2023

NOVO HOSPITAL CUF COVILHÃ NUM INVESTIMENTO DE 40 MILHÕES

O Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira anuncia que foi aprovado pela autarquia o Pedido de Informação Prévia (PIP) para a edificação de uma nova unidade de saúde na Covilhã, que irá acolher um HOSPITAL da rede CUF. O projeto nasceu no âmbito de uma parceria entre a Forumlar, proprietária do futuro edifício, a Edivisa, do Grupo Visabeira, responsável pela construção do hospital e contou com o apoio do Município da Covilhã.    Desde há cerca de dois anos que o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, o Presidente do Parkurbis e a Forumlar têm vindo a preparar em conjunto com a administração CUF, a instalação desta inovadora unidade de saúde no concelho.  Depois do aparecimento de várias clínicas, chega agora à Covilhã o primeiro hospital privado da região.    O novo hospital da CUF na Covilhã vai ficar localizado em área próxima ao Complexo Desportivo, à Faculdade de Ciências da Saúde e ao Conservatório, significará uma área de construção de 9.000m2 e implicará um número de profissionais muito significativo. Os projetos de arquitetura e especialidades da unidade hospitalar encontram-se já em fase de conclusão.  O empreendimento, que vem reforçar o Cluster de Saúde na região vai representar um investimento superior a 40 Milhões de euros (construção e equipamento técnico e tecnológico).   Na cerimónia pública, que irá decorrer no próximo mês de setembro na Covilhã, em data a anunciar, será dado a conhecer o projeto integral da nova unidade hospitalar, nomeadamente, as valências e os equipamentos tecnológicos que irão integrar o futuro hospital da CUF. Para o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, este investimento representa "uma conquista estratégica para a Covilhã, mas sobretudo para toda a região."
CIEC INTEGRA A REDE NACIONAL DE ESPAÇOS DE COWORKING
06-10-2022

CIEC INTEGRA A REDE NACIONAL DE ESPAÇOS DE COWORKING

"Teletrabalho no Interior, Vida Local e Trabalho Global"  O teletrabalho e o coworking representam uma evolução sequencial lógica das dinamicas laborais, em consonância com a remotização de serviços ou a imaterialização de processos administrativos e laborais.  Após os períodos de confinamento impostos como medida excecional da pandemia, verifica-se a necessidade de adaptação dos regimes laborais a esta nova realidade do trabalho. Os espaços de trabalho partilhado/coworking representam uma grande vantagem do ponto de vista da redução das assimetrias geográficas e das ofertas profissionais, democratizando as oportunidades entre as regiões de elevada e baixa densidade populacional.  O estabelecimento destes espaços aspiram contrariar as desvantagens do teletrabalho, nomeadamente o isolamento, fator frequente de desmotivação.  Por outro lado, estimulam a partilha de experiências e ideias, bem como constituem fator de estímulo à economia local. O CIEC visa desempenhar um papel preponderante face às novas necessidades, na resposta ao desafio demográfico e à redução das desigualdades, com a ambição de contribuir para um Território Nacional mais coeso, inclusivo e competitivo.  Acordo de Cooperação celebrado entre o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e pelo Ministério da Coesão Territorial, em parceria com a CCDRC, o IEFP, Municipio da Covilhã e a CIMBSE.
COVILHÃ PODERÁ VIR ACOLHER CENTRO DE ESTUDOS E SISTEMAS AVANÇADOS DO RECIFE
07-04-2022

COVILHÃ PODERÁ VIR ACOLHER CENTRO DE ESTUDOS E SISTEMAS AVANÇADOS DO RECIFE

 A Câmara Municipal da Covilhã e o Parkurbis - Parque de Ciência e Tecnologia reuniram ontem com uma comitiva do C.E.S.A.R- Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife-, um encontro que teve como objetivo criar as condições para a fixação na Covilhã da CESAR School. A equipa diretiva da CESAR School, permitiu estabelecer as condições pelas quais as partes se propõem desenvolver um programa de mútua cooperação e intercâmbio para o desenvolvimento empresarial, envolvendo áreas de interesse mútuo. A colaboração visa impulsionar a formação contínua em empresas, a criação de startups, a transformação digital das organizações e a sustentabilidade social. O C.E.S.A.R School atua nas áreas da Inovação, na educação e competências de futuro, no design de produtos e serviços e na estratégia de negócios. O C.E.S.A.R - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, foi considerado por duas vezes a melhor instituição de Ciência e Tecnologia do País pela Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (FINEP) tem também no seu universo um Parque tecnológico - Porto Digital- com empresas e instituições dos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação.   O Centro tem 5 sedes na América Latina, 1 nos EUA e pretende expandir atividade para a União Europeia. A potencial escolha da Cidade Neve explica-se pelo ambiente académico, mas também pelas sinergias criadas entre as várias instituições na captação de novas estratégias de negócios.  
A TECNOLÓGICA NOESIS INAUGURA ESCRITÓRIO NA COVILHÃ
23-03-2022

A TECNOLÓGICA NOESIS INAUGURA ESCRITÓRIO NA COVILHÃ

A Consultora tecnológica Noesis inaugurou ontem, dia 23 de março o escritório no Parkurbis- Parque de Ciência e Tecnologia, na presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. A Noesis é uma consultora tecnológica criada em 1995, tem 40% da faturação realizada fora de Portugal. A empresa está presente nos Estados Unidos da América, na Irlanda, no Brasil e em Espanha, em Portugal tem escritórios em Lisboa, Porto, Coimbra, Proença Nova, Guarda e agora Covilhã. Para Alexandre Rosa CEO da Noesis, “a empresa pretende recrutar até ao final do ano 40 funcionários e estreitar relações com a Universidade da Beira Interior e estimular a fixação de quadros nesta região”. No entender do Presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira”um dos grandes desafios da atualidade é reter população e os talentos dos jovens licenciados e apostar nas sinergias entre as diversas instituições para permitir fixar empresas e criar emprego.” Presente na cerimónia de inauguração da Noesis/Covilhã, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa destacou” o papel essencial das câmaras Municipais na agilização de processos e no bom acolhimento empresarial, valorizando o papel do ensino superior no desenvolvimento dos territórios do interior”. A Noesis / Covilhã tem como principal objetivo acolher e formar equipas especializadas nas áreas de Low-Code Solutions (Desenvolvimento aplicacional na tecnologia OutSystems), Quality Management (serviços de Quality Assurance e Testing) e DevOps & Automation. Não está, no entanto, excluída a contratação de outros perfis, que integrem qualquer outra área de negócio da Noesis, como por exemplo, recursos com competências nas áreas de Data Analytics, Inteligência Artificial, ou Developers em outras linguagens de programação. A estratégia Global passa também por estabelecer parcerias com a Universidade da Beira Interior promovendo a integração profissional de jovens licenciados, “sem que estes tenham de se deslocalizar para os grandes centros urbanos”.  Durante a visita ao Parkurbis, a ministra da Coesão Territorial visitou ainda a fase final das obras do Parkurbis/Lab, um investimento que vai permitir criar um Centro de Prototipagem para todo o tipo de estruturas que ficará disponível para empresas e estudantes. O projeto foi desenvolvido em parceria entre o Parkurbis a Altice Labs e a UBI. O investimento de 350 mil euros vai ser financiado a 85% com fundos comunitários.   
NOESIS ABRE DOIS ESCRITÓRIOS NA GUARDA E COVILHÃ E QUER CONTRATAR 40 NOVOS COLABORADORES
25-01-2022

NOESIS ABRE DOIS ESCRITÓRIOS NA GUARDA E COVILHÃ E QUER CONTRATAR 40 NOVOS COLABORADORES

Em comunicado, a Noesis explica que os dois escritórios vão acolher e formar equipas especializadas nas áreas de Low-Code Solutions (Desenvolvimento aplicacional na tecnologia OutSystems), Quality Management (serviços de Quality Assurance e Testing) e DevOps & Automation. A contratação de outros perfis que integrem outras áreas de negócio, como recursos com competências nas áreas de Data Analytics, Inteligência Artificial, ou Developers em outras linguagens de programação, não está excluída. Segundo Nelson Pereira, CTO da Noesis, a abertura dos novos escritórios segue uma estratégia posta em prática pela empresa há alguns anos e que “visa a criação de diversos Centros de Competências”, com equipas especializadas que desenvolvem projetos e prestam serviços a clientes nacionais e internacionais, de forma remota, em regime de Nearshore e Offshore, para todos os mercados onde opera. “Os novos modelos de trabalho terão que ser adaptáveis à especificidade de cada equipa, e têm que ser modelos que funcionem, quer para os colaboradores quer para a organização. Na Covilhã e na Guarda não será diferente”, afirma Nelson Pereira. O responsável indica que, apesar do modelo de trabalho híbrido que está a ser adotado, a consultora não deixou de “querer ter uma representação física e um escritório em cada uma destas cidades”, tendo sido também esse o feedback recolhido das Universidades e entidades com quem foi conversando ao longo do processo. Para os novos escritórios na Guarda e na Covilhã, a Noesis ambiciona contratar 40 colaboradores ao longo do ano de 2022, sobretudo programadores e Testers, embora não descarte outras oportunidades de recrutamento de talentos e funções. O número de pessoas que pretende contratar, de forma geral, para todos os escritórios, ainda não está número fechado, porém, a consultora prevê crescer em linha com o que tem feito nos últimos anos, alcançando a marca dos 100 colaboradores por ano.