Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600 (Chamada para a rede fixa nacional)
Notícias
FESTIVAL DO PASTEL DE MOLHO REGRESSA À COVILHÃ NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA DE JUNHO
20-06-2024

FESTIVAL DO PASTEL DE MOLHO REGRESSA À COVILHÃ NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA DE JUNHO

Nos dias 28, 29 e 30 de junho, o Pastel de Molho da Covilhã promete fazer as delícias de todos quantos passarem pelo Jardim das Artes, que volta a ser palco do festival dedicado a este produto gastronómico típico da cidade e do concelho. Numa organização conjunta da Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho, da Câmara Municipal da Covilhã e da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP), o evento visa divulgar, promover e valorizar um produto certificado e único deste território. Esta terceira edição do festival contará com sete espaços e nove produtores certificados e promete continuar a trajetória de crescimento que foi registada nos anos anteriores, tal como apontou, esta quinta-feira (dia 20), em conferência de imprensa, a Vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara da Covilhã, Regina Gouveia. Sublinhando a importância que este festival tem na promoção de um produto que faz parte das tradições e dos hábitos Covilhanenses, Regina Gouveia também salientou o facto de simultaneamente se estar a desenvolver um trabalho que contribui para reforçar e preservar a identidade cultural da Covilhã. Uma ideia partilhada pelo Presidente da Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho, Paulo Carvalho, que destacou a autenticidade e simplicidade do certame e do próprio produto. Este responsável vincou ainda a forte aposta que tem sido feita ao nível da qualidade da promoção do produto certificado cujo elemento diferenciador está no molho, que durante o festival será exclusivamente produzido pela Confraria e disponibilizado aos participantes. Uma estratégia que visa evitar o surgimento de variantes que possam desvirtuar a essência do Pastel de Molho da Covilhã, acrescentou o Presidente da AECBP, João Marques. Destacando que o festival é o “ponto mais alto” da promoção e divulgação do produto, João Marques também frisou que os objetivos delineados estão a ser alcançados e que o Pastel de Molho da Covilhã já começa a ser conhecido fora de portas e que, paulatinamente, se vai afirmando como um ativo que cria valor económico. Ao longo dos três dias, o festival decorre entre as 18:00 e as 24:00, e também conta com animação musical com grupos locais, designadamente a Desertuna – Tuna Académica da Universidade da Beira Interior (sexta-feira), as Vozes do CAI (sábado) e o Grupo de Concertinas da Covilhã (domingo). Sábado e domingo, às 18:30, a ASTA - Teatro e outras Artes vai apresentar um espetáculo. Tendo como objetivo do projetar este produto fora da Covilhã, na semana anterior ao festival, a Confraria vai promover visitas a instituições no concelho vizinho do Fundão. O Pastel de Molho da Covilhã é um produto gastronómico feito à base de massa folhada, recheado com carne, que é servido com molho de açafrão e que ficou muito associado aos hábitos alimentares da classe operária das fábricas que marcam a história do concelho. #municipiodacovilha #atecerofuturo   
EXPLOSÃO DE COR E ALEGRIA NAS MARCHAS POPULARES CIDADE DA COVILHÃ
18-06-2024

EXPLOSÃO DE COR E ALEGRIA NAS MARCHAS POPULARES CIDADE DA COVILHÃ

Milhares de pessoas assistiram no sábado, dia 15, à primeira noite das Marchas Populares Cidade da Covilhã, que encheram a Praça do Município de muita cor, música e alegria. Depois desta noite repleta de emoções, as marchas prometem repetir o sucesso já no próximo sábado, dia 22, no Complexo Desportivo. Será mais uma oportunidade para ver ou rever um dos eventos mais acarinhados do concelho e que conta com o dinamismo e empenho de várias coletividades e juntas de freguesia. Uma festa popular que é motivo de grande orgulho e que voltou a ultrapassar todas as expectativas, como frisou o Presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, no final deste grande espetáculo. “Foi uma noite fantástica. A iluminação, a moldura humana, a música, o talento e a alegria contagiaram-nos a todos”, apontou. Com o maior número de participantes de sempre, a edição de 2024 engloba 11 marchas e duas participações especiais, que abriram o desfile e foram asseguradas pelo ATL da Escola do Rodrigo, com o tema “A Nossa Escola”, e pelo Centro de Ativ’Idades da Covilhã, com o tema “A Nossa Universidade”. Às marchas convidadas, seguiu-se a marcha da Freguesia do Tortosendo, com o tema “Tortosendo 50 anos de Abril”. O Grupo de Instrução e Recreio do Rodrigo foi a segunda marcha a chegar à Praça do Município, apresentando-se com o tema “O GIR e a Lã a Desfilar pela Covilhã”. “Águias do Canhoso em Festa” foi o tema interpretado pelos marchantes do Grupo Desportivo Águias do Canhoso. Seguiu-se a marcha do Grupo Recreativo Vitória de Santo António, com o tema “Os Mercados da Covilhã”. Os marchantes da União de Freguesias de Cantar Galo e Vila do Carvalho apresentaram-se com o tema “As Lavadeiras”. O Grupo Educação e Recreio Campos Melo desfilou com o tema “GER Campos Melo: Fizemos e Somos História”. “A Magia da Música, uma Viagem pela Melodia da Vida” foi o tema apresentado pela marcha do Grupo Desportivo da Mata. O Moto Clube da Covilhã Lobos da Neve apresentou-se com o tema “Há Parabéns e Mexerico! Ai ai ai, diz a Bela ao Xico!”. “Covilhã é Folia, Oriental é Alegria!”, foi a aposta temática do CCD Oriental de São Martinho. A União de Freguesias de Teixoso e Sarzedo desfilou com “Ode às Mulheres da Nossa Terra”. A fechar o desfile, o CCD Leões da Floresta com o tema “Amor sem Igual”. A festa repete-se este sábado, no Complexo Desportivo, a partir das 21:00. A organização é da Câmara Municipal da Covilhã e do Grupo Desportivo da Mata.  
SÁBADO É DIA DE MARCHAS NA COVILHà
13-06-2024

SÁBADO É DIA DE MARCHAS NA COVILHà

É já no próximo sábado (dia 15 de junho) que as Marchas Populares Cidade da Covilhã voltam a sair à rua para a primeira de duas noites repletas de música, luz, cor, brilho e muita alegria. A edição deste ano será a maior desde 2016, altura em que a iniciativa foi retomada, e conta com onze marchas participantes e duas convidadas. No dia 15, a partir das 20:30, as marchas vão desfilar no percurso entre o Campo das Festas, a Avenida Frei Heitor Pinto e a Praça do Município, que todos os anos se enche de uma verdadeira multidão pronta a viver a tradição. Para o dia 22 está agendada uma apresentação no Complexo Desportivo, que tem início às 21:00 e que constitui mais uma oportunidade para ver ou rever cada uma das marchas participantes e aplaudir o trabalho de todos os envolvidos nesta grande festa.  Uma lista que integra costureiras, coreógrafos, cenógrafos, figurinistas, aguadeiros, marchantes e ainda as bandas filarmónicas.  A abrir o desfile vão estar as participações especiais do ATL do Rodrigo e do Centro de Ativ’Idades, seguindo-se as marchas Junta de Freguesia do Tortosendo, GIR do Rodrigo, Grupo Desportivo Águias do Canhoso, Grupo Recreativo Vitória de Santo António, União de Freguesias Cantar Galo e Vila do Carvalho, GER Campos Melo, Grupo Desportivo da Mata, Moto Clube Lobos da Neve, CCD Oriental de São Martinho, União de Freguesias Teixoso e Sarzedo e CCD Leões da Floresta.  A organização é da Câmara Municipal da Covilhã e do Grupo Desportivo da Mata.  
COVILHÃ ACOLHE FINAIS DAS TAÇAS NACIONAIS DE FUTSAL
12-06-2024

COVILHÃ ACOLHE FINAIS DAS TAÇAS NACIONAIS DE FUTSAL

A Câmara Municipal da Covilhã vai apoiar a realização das fases finais da Taças Nacionais de Futsal, que vão ter lugar na cidade nos próximos dois fins de semana (dias 14 a 16 e de 21 a 23 de junho). Organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, em colaboração com a Associação de Futebol de Castelo Branco, a competição envolve 16 equipas e vai decorrer nos Pavilhões Desportivos N.º 1 e 2 da Universidade da Beira Interior, estando dividida em duas fases: play-off e finais. Trata-se de uma competição que vai chamar muita gente ao concelho, entre atletas, treinadores, e staff, bem como adeptos e apoiantes das equipas, tal como foi sublinhado, esta terça-feira, na celebração do protocolo entre o Município da Covilhã e a Associação de Futebol de Castelo Branco. Assinado pelos Presidentes das duas entidades, Vítor Pereira e Manuel Candeias, respetivamente, o documento prevê um apoio financeiro por parte da Autarquia no valor de 10 mil euros. Um investimento que se enquadra na política de promoção da prática desportiva que tem vindo a ser desenvolvida pela Câmara da Covilhã, como frisou Vítor Pereira.  “A Covilhã está aqui na rota do desporto nacional”, disse, lembrando que o evento também contribuirá para dinamizar a economia, ao mesmo tempo que dá a conhecer o território a todos os envolvidos. Salientado o apoio da Câmara da Covilhã para a concretização desta competição, Manuel Candeias também realçou o facto de a competição ser realizada no distrito de Castelo Branco, contribuindo assim para promover a modalidade. A prova engloba quatro escalões e quatro equipas por escalão, sendo que no play-off de apuramento para as finais vão estar presentes os escalões de Sub-15 e Sub-17 masculino, com os jogos a disputar-se nos dias 14 e 16 de junho. As finais terão lugar de 21 a 23 de junho e contemplam os escalões de Sub-15, Sub-17 e Sub-19 masculino, para além do escalão sénior feminino.