Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600 (Chamada para a rede fixa nacional)
Notícias
SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE É TEMA DE TERTÚLIA NA COVILHÃ
18-01-2025

SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE É TEMA DE TERTÚLIA NA COVILHÃ

 “O Serviço Nacional de Saúde como pilar da Democracia” é o tema da tertúlia que vai decorrer no dia 01 de fevereiro, na Covilhã, no âmbito das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril e a qual contará com convidados que conhecem profundamente o SNS. Integrada no ciclo de tertúlias que tem vindo a ser promovido com o objetivo de promover a partilha, análise e discussão de ideias e opiniões entre Covilhanenses e oradores, esta iniciativa tem início marcado para as 15:00 e vai decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Vai ser mais uma oportunidade para debater as conquistas e o caminho feito, bem como os desafios que se colocam ao País neste domínio, numa conversa que tem como convidados Carlos Cortes, médico patologista clínico e Bastonário da Ordem dos Médicos; Maria Augusta Sousa, enfermeira e antiga bastonária da Ordem dos Enfermeiros; e João Pedroso de Lima, médico especialista em Medicina Nuclear, membro da Comissão Nacional para a Humanização dos Cuidados de Saúde do SNS e antigo diretor clínico dos Hospitais da Universidade de Coimbra, entre outros cargos.  A moderação é do Presidente da Assembleia Municipal da Covilhã, João Casteleiro, que também é médico cirurgião e que foi, por diversas vezes, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, agora Unidade Local de Saúde. A sessão tem entrada livre e é aberta a todos.  
CÂMARA RENOVA PARQUES INFANTIS DO CONCELHO
15-01-2025

CÂMARA RENOVA PARQUES INFANTIS DO CONCELHO

A Câmara Municipal da Covilhã já concluiu a renovação de 14 parques infantis no Concelho. A estes parques, vai juntar-se muito em breve a recuperação de espaços lúdicos de várias escolas e jardins de infância. No total, o investimento ronda o meio milhão de euros e tem como objetivo incentivar a brincadeira e estimular a destreza e capacidades motoras das crianças. Brincar, socializar e explorar. Com a conclusão das obras de renovação dos parques infantis no concelho, a Covilhã dá um passo significativo na criação de ambientes seguros e desafiantes para os mais novos. A intervenção, que incluiu a recuperação de parques degradados, a substituição de equipamentos e a valorização do espaço lúdico nas escolas do concelho, totalizou um investimento de quase 500 mil euros.  Estes espaços, cuidadosamente projetados e equipados, são fundamentais para combater o sedentarismo e para fomentar o convívio entre os mais novos, elementos essenciais para a sua socialização e desenvolvimento.  A escolha dos materiais foi cuidadosamente pensada para enfrentar o desgaste provocado pelas condições meteorológicas da região, optando-se por estruturas em metal e outros materiais duráveis, eliminando o uso de madeira. Esta decisão, embora tenha representado custos financeiros iniciais superiores, reflete uma abordagem de longo prazo, que privilegia a segurança das crianças e reduz os custos de manutenção. As famílias do concelho podem agora contar com um sem número de espaços. Com as obras de renovação dos parques infantis, a Covilhã garante novos espaços para as crianças poderem brincar ao ar livre. modernos, seguros e pensados tendo em conta o bem-estar dos filhos, possibilitando espaços onde as crianças podem interagir - sozinhas ou com outras crianças -, brincando. Dos 14 parques que sofreram profundas obras de intervenção, quatro ficam na Covilhã: Jardim Público, Largo da Estação, Jardim do Lado e junto ao Café Primor.  Os restantes estão localizados em Aldeia de São Francisco de Assis, Aldeia do Souto, Boidobra, Casegas, Orjais, Peraboa, Peso, Sobral de São Miguel, Tortosendo, Unhais da Serra, Vale Formoso e Vila do Carvalho. Além destes, a Câmara vai avançar com a recuperação de mais nove espaços lúdicos em escolas básicas (EB) e jardins de infância (JI): Escola Básica do Paul; EB do Peso, JI do Peso; EB e JI da Boidobra; EB de Cortes do Meio; EB do Largo da Feira e EB Montes Hermínios, (no Tortosendo); EB de Santo António e a EB do Refúgio.   
MUNICÍPIO DA COVILHÃ PRESENTE NA FITUR EM MADRID
14-01-2025

MUNICÍPIO DA COVILHÃ PRESENTE NA FITUR EM MADRID

A Câmara Municipal da Covilhã vai voltar a marcar presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo em Madrid, Espanha, que este ano decorre entre os dias 22 e 26 de janeiro e durante a qual o Município vai dar a conhecer o que a cidade e o Concelho têm de melhor. Tal como em 2024, a Autarquia Covilhanense volta a apostar numa das principais montras do turismo do mundo, reforçando a estratégia de internacionalização que tem vindo a seguir e que tem contribuído para chamar cada vez mais visitantes ao Concelho. Nesta edição, manterá o lema “Covilhã tem tempo para ti”, mas apresen-tará um novo stand, que espelha vários elementos identitários de um des-tino de excelência. Trata-se de um espaço que também se afirma como uma obra de arte vi-sual e de design, que certamente vai despertar a atenção dos visitantes e reforçar a importância da Covilhã como Cidade Criativa da Unesco na Área do Design.  A conceção conta com uma forte preocupação nos materiais utilizados, que representam a identidade do espaço físico e cultural da cidade, bem como a identidade e alma da Covilhã e seu Município.  Um stand orgânico, com um movimento próprio e fluido, que tanto reme-te para a serra, como para a sinuosidade morfológica da cidade e para a dinâmica viva que a mesma tem, evocando sempre os seus maiores valores. Cor, luz e traços marcantes de uma região montanhosa caracterizam o espaço que convida a uma visita e a dois dedos de conversa, num stand concebido para o efeito e pronto para receber quem o visita. Para o Vereador com o pelouro do Turismo, José Miguel Oliveira, a apos-ta no mercado espanhol é fundamental e faz todo sentido, até porque os turistas espanhóis são os que mais visitam a região, logo a seguir aos portugueses. “Queremos continuar a aumentar esse número, bem como o tempo mé-dio de estadia no nosso Concelho”, sublinha. José Miguel Oliveira destaca ainda o objetivo de manter a Covilhã como o destino com mais procura turística de toda a região e o segundo maior do Interior do País. À proximidade com o mercado espanhol, a Covilhã junta argumentos de peso como a capacidade e qualidade hoteleira, bem como a riqueza natural, gastronómica, patrimonial e cultural, entre muito mais que há para descobrir e que vão ser dados a conhecer aos milhares de visitantes que são esperados neste evento. Dedicada aos profissionais de turismo, a FITUR 2025 contará com 152 países representados e visa promover não sós encontros de negócio, mas também debates acerca das mais variadas temáticas, entre as quais tec-nologia, tendências e sustentabilidade. Reconhecendo a importância do turismo no contexto atual, a FITUR pretende ainda identificar necessidades e apresentar soluções para o setor.