Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600 (Chamada para a rede fixa nacional)
Notícias
O MUNICÍPIO DA COVILHÃ A IMPLEMENTA O PROGRAMA “ALDEIAS SEGURAS PESSOAS SEGURAS” EM VÁRIAS ALDEIAS DO CONCELHO DA COVILHÃ. 
24-05-2023

O MUNICÍPIO DA COVILHÃ A IMPLEMENTA O PROGRAMA “ALDEIAS SEGURAS PESSOAS SEGURAS” EM VÁRIAS ALDEIAS DO CONCELHO DA COVILHÃ. 

O programa “Aldeias Seguras Pessoas Seguras”  têm por objetivo a proteção de pessoas localizadas na interface urbano-florestal, através da implementação e gestão de zonas de proteção e locais de refúgio nos aglomerados, bem como da sensibilização das populações para a prevenção de comportamentos de risco e para a adoção de medidas de autoproteção e de preparação face a incêndios rurais, por forma a reforçar a sua segurança. Neste âmbito são desenvolvidas ações nos seguintes níveis: •    Proteção aos aglomerados – ações que visem a gestão de zonas de proteção aos aglomerados localizadas na interface urbano-florestal, de modo a reduzir a possibilidade de afetação das edificações por incêndios rurais; •    Prevenção de comportamentos de risco – ações de sensibilização destinadas a reduzir o número de ignições causadas por comportamentos de risco associados ao uso do fogo; •    Sensibilização e aviso à população – ações visando sensibilizar e informar a população acerca do risco de incêndio rural vigente e das condutas de autoproteção a adotar em caso de possibilidade de aproximação de um incêndio rural; •    Evacuação de aglomerados – ações destinadas a preparar e executar uma evacuação espontânea ou deliberada de um aglomerado face à aproximação de um incêndio rural; •    Locais de abrigo e de refúgio – ações destinadas a selecionar e preparar espaços ou edifícios de um determinado aglomerado para servirem de abrigo (em espaço fechado) ou refúgio (em espaço aberto) durante a passagem de um incêndio rural, nos casos em que tal seja a opção mais viável ou a única possível. Programa do evento Trigais - Aldeia Segura:   No próximo sábado, dia 27 de maio, pelas 14:00 será apresentado o programa “Aldeias Seguras Pessoas Seguras”, na aldeia de Trigais - Erada, com o seguinte programa:   - Apresentação Programa “Aldeias Seguras Pessoas Seguras” - ANEPC - Proteção de aglomerados - Rede Secundária - GNR - Plano de Evacuação - Locais de Refúgio - aldeia Trigais - SMPC - Designação do Oficial de Segurança Local e o seu substituto.  
NOVO HOSPITAL CUF COVILHÃ NUM INVESTIMENTO DE 40 MILHÕES
17-05-2023

NOVO HOSPITAL CUF COVILHÃ NUM INVESTIMENTO DE 40 MILHÕES

O Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira anuncia que foi aprovado pela autarquia o Pedido de Informação Prévia (PIP) para a edificação de uma nova unidade de saúde na Covilhã, que irá acolher um HOSPITAL da rede CUF. O projeto nasceu no âmbito de uma parceria entre a Forumlar, proprietária do futuro edifício, a Edivisa, do Grupo Visabeira, responsável pela construção do hospital e contou com o apoio do Município da Covilhã.    Desde há cerca de dois anos que o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, o Presidente do Parkurbis e a Forumlar têm vindo a preparar em conjunto com a administração CUF, a instalação desta inovadora unidade de saúde no concelho.  Depois do aparecimento de várias clínicas, chega agora à Covilhã o primeiro hospital privado da região.    O novo hospital da CUF na Covilhã vai ficar localizado em área próxima ao Complexo Desportivo, à Faculdade de Ciências da Saúde e ao Conservatório, significará uma área de construção de 9.000m2 e implicará um número de profissionais muito significativo. Os projetos de arquitetura e especialidades da unidade hospitalar encontram-se já em fase de conclusão.  O empreendimento, que vem reforçar o Cluster de Saúde na região vai representar um investimento superior a 40 Milhões de euros (construção e equipamento técnico e tecnológico).   Na cerimónia pública, que irá decorrer no próximo mês de setembro na Covilhã, em data a anunciar, será dado a conhecer o projeto integral da nova unidade hospitalar, nomeadamente, as valências e os equipamentos tecnológicos que irão integrar o futuro hospital da CUF. Para o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, este investimento representa "uma conquista estratégica para a Covilhã, mas sobretudo para toda a região."
MUNICÍPIO DA COVILHÃ INVESTE NO RENASCIMENTO DO CAMPO MAIA CAMPOS
17-05-2023

MUNICÍPIO DA COVILHÃ INVESTE NO RENASCIMENTO DO CAMPO MAIA CAMPOS

O histórico Campo Maia Campos, na freguesia do Teixoso, foi o recinto desportivo utilizado durante décadas pelo Grupo Teixosense. Há mais de 30 anos que se tentava uma negociação com os herdeiros do Campo Maia Campos, para que fosse possível adquirir o espaço, no sentido de ser reabilitado com vista à sua utilização plena. Em 2006, os herdeiros da família Maia Campos colocaram uma ação de despejo ao Grupo Desportivo Teixosense, tendo o clube com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã interposto uma providência cautelar para impedir esta ação. Desde esta data, que o espaço estava devoluto, sem qualquer utilização, estando o processo a decorrer nos tribunais. O Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, desde que tomou posse, inteirou-se deste problema, procurando encontrar uma solução que fosse ao encontro das aspirações do clube. Foi assim possível, passados estes anos, firmar um acordo com a família proprietária do recinto para a compra do Campo Maia Campos e, por conseguinte, devolvê-lo à sua função principal: a atividade desportiva. A Câmara Municipal da Covilhã irá ceder o direito de superfície do Campo Maia Campos ao Grupo Desportivo Teixosense, por várias décadas, dando início a um processo de investimento com vista à reconversão e melhoria do espaço, que com o apoio da Associação de Futebol de Castelo Branco, e o investimento considerável da Câmara Municipal da Covilhã converterá aquele nobre espaço num campo de relva sintética, permitindo assim o incremento da atividade desportiva na União de Freguesias do Teixoso e Sarzedo.
GLOBAL TEACHER PRIZE PORTUGAL
17-05-2023

GLOBAL TEACHER PRIZE PORTUGAL

Decorreu, no dia 15 de maio, no Salão Nobre Paços do Concelho, a Homenagem à professora Lídia Mineiro, finalista do  Global Teacher Prize Portugal 2023.   Lídia Dinis Mineiro é professora na Escola Quinta das Palmeiras e leciona História e de Cidadania e Desenvolvimento. Promove o estudo da História articulando o trabalho dos alunos com historiadores, que colaboraram em projetos e concursos promovidos localmente ou a nível nacional. Com a pandemia, percebeu ser fundamental reforçar a aprendizagem de competências digitais e estar na linha da frente da tecnologia. Foi responsável pela definição da Estratégia de Escola de Educação para a Cidadania, tendo proposto uma modalidade de implementação desta área através do desenvolvimento de Projetos pelos alunos dos 10º e 11º anos. Na disciplina de Oferta de Escola do 12º ano – Vivências e Experiências de Cidadania, possibilita aos alunos a abordagem de temas mais negligenciados no currículo (como a literacia política e a literacia financeira) ou o debate de temas da atualidade, desenvolvendo uma opinião crítica e fundamentada e uma cidadania ativa e participativa. Com esta disciplina pretende desenvolver nos alunos competências empreendedoras, com base no conhecimento mais aprofundado do meio local e através do desenvolvimento de pesquisas e contactos virtuais com dirigentes políticos, associativos e população que permitiram o estudo das freguesias do concelho da Covilhã, as suas características, particularidades, recursos e património.  PARABÉNS PROFESSORA LÍDIA!
4.ª ALTERAÇÃO AO PLANO DE URBANIZAÇÃO DA GRANDE COVILHÃ (PUGC)
15-05-2023

4.ª ALTERAÇÃO AO PLANO DE URBANIZAÇÃO DA GRANDE COVILHÃ (PUGC)

A Câmara Municipal da Covilhã, através do Pelouro do Planeamento torna ´publico o seguinte: Em 9/05/2023, foi publicado, no Diário da República o Aviso n.º 90/94/2023, 2.ª Série – N.º 89, que determina a abertura do Período de Discussão Pública, da 4.ª Alteração do Plano de Urbanização da Grande Covilhã (PUGC), que irá decorrer entre os dias 16 de Maio e 13 de junho do corrente ano; Esta alteração do PUGC tem um único objetivo: dar resposta a uma obrigação legal que decorre da revisão do Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial e que veio impor a todos os Municípios – sob pena de suspensão do direito de candidaturas a apoios financeiros comunitários ou nacionais e das normas dos planos em vigor – um prazo para inclusão nos planos municipais das novas regras de classificação e qualificação do solo, prazo esse que terminará a 31 de dezembro de 2023; 3Os documentos que integram a proposta da 4.ª Alteração do Plano de Urbanização da Grande Covilhã, o Relatório de Dispensa da Avaliação Ambiental Estratégica e o Parecer Final da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, encontram-se disponíveis para consulta no edifício da Câmara Municipal, de 2.ª a 6.ª Feira, das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 16:00, bem como no GEPORTAL https://plantasonline.cm-covilha.pt/geoportal?webpdm; Durante o período de discussão pública, os interessados podem apresentar, as suas reclamações, observações ou sugestões sobre a proposta da 4.ª Alteração do Plano de Urbanização da Grande Covilhã e o relatório de fundamentação de dispensa da Avaliação Ambiental Estratégica, presencialmente no Balcão Único do Município da Covilhã através de requerimento dirigido ao Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, ou digitalmente em www.cm-covilha.pt, através do Balcão Único Digital ou do GEOPORTAL; A Câmara Municipal vai promover uma sessão pública de esclarecimento, que se realizará, no dia 24 de maio, às 18:00 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho». Covilhã, 15 de maio de 2023