Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600 (Chamada para a rede fixa nacional)
Notícias
MUSEU DA COVILHÃ NOMEADO PARA PRÉMIO MUSEU EUROPEU DO ANO
04-12-2023

MUSEU DA COVILHÃ NOMEADO PARA PRÉMIO MUSEU EUROPEU DO ANO

O Museu da Covilhã está entre os nomeados para o Prémio Museu Europeu do Ano EMYA 2024, promovido pelo EMF - European Museum Forum. A lista dos 50 museus nomeados inclui três museus portugueses, designadamente o Museu da Covilhã, o Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros (Lisboa) e o Museu do Tesouro Real (Lisboa).  Esta nomeação vem confirmar a relevância e qualidade museológica do Museu da Covilhã, mostrando igualmente que o Município tem seguido a estratégia certa no que concerne à valorização da sua identidade, do seu património e da sua história.  Apresenta-se ainda como mais um reconhecimento dos aspetos diferenciadores do projeto, tais como o facto de ter resgatado espólio histórico do concelho e de ter apostado em questões relacionadas com a acessibilidade dos seus espaços e dos conteúdos expositivos.  Localizado no centro da cidade, o Museu da Covilhã abriu ao público em agosto de 2021 e, em 2022, foi galardoado com o prémio Melhor Museu do Ano, pela APOM – Associação Portuguesa de Museologia.  A somar a esta, que é uma das principais distinções atribuídas a museus nacionais, foi ainda reconhecido com as Menções Honrosas nas categorias de “Melhor Filme” e de “Informação Turística”.  Instalado num edifício projetado por Ernesto Korrodi no princípio do século XX, o Museu aborda cronologicamente as diferentes épocas de ocupação do território do concelho, seja através da implementação de tecnologia inovadora no percurso museológico, de textos, mobiliário e materiais acessíveis, ou de formas expositivas multimédia, imersivas e multissensoriais. Os vencedores do EMYA2024 vão ser anunciados no último dia da Conferência Anual e Cerimónia de Prémios, que terá lugar em Portimão, entre 01 a 04 de maio de 2024. O EMYA procura distinguir museus inovadores em que a qualidade pública da sua missão e dos seus projetos possa ter uma influência significativa no campo museológico nacional e internacional, distinguindo anualmente várias áreas do trabalho do setor museológico, desde a inclusão, relação com a comunidade e ambiente. O EMF –  European Museum Forum é uma das organizações líderes na Europa para o desenvolvimento da qualidade pública dos museus europeus e estabeleceu esta posição primordial após mais de 40 anos de prestação de serviços.
PISTA DE GELO ANIMA NATAL COM ARTE NA COVILHÃ
24-11-2023

PISTA DE GELO ANIMA NATAL COM ARTE NA COVILHÃ

Uma tenda de Natal com uma pista de gelo natural, um parque de neve na Aldeia Natal, ou a já tradicional partilha do “Mega Bolo Nevão” são alguns dos destaques do “Natal com Arte 2023”, evento promovido pela Câmara da Covilhã com o objetivo de fomentar o espírito natalício e proporcionar a todos os covilhanenses e aos visitantes uma época festiva mais animada e feliz. O evento arranca já no dia 01 de dezembro e prolonga-se até ao dia 07 de janeiro de 2024, com um programa diversificado, que inclui o Mercadinho de Natal, a Casinha do Pai Natal, as Rotundas de Natal e ainda exposições, concertos espetáculos e a mostra e venda de produtos típicos, de artesanato e de outras artes. Envolvendo diversas estruturas municipais, escolas, associações, juntas de freguesia e entidades do concelho, a edição deste ano também engloba oficinas e atividades religiosas como, por exemplo, a Missa do Galo. O objetivo é ser o mais abrangente possível e responder às expectativas de diferentes gerações, tal como frisa a Vereadora com o pelouro da Cultura, Regina Gouveia, explicando que, além dos mais pequenos, que são os que mais vibram com as diversões de Natal, as propostas também procuram envolver os mais jovens e as famílias. A componente social e solidária também não é esquecida e o Município volta a promover a iniciativa “Noite Feliz”, com a distribuição de ceias de Natal, bem como a entrega de vales solidários aos mais carenciados, prevendo até um aumento do número de beneficiários.  No campo lúdico a principal novidade prende-se com a tenda de Natal com percurso de gelo, que terá entradas gratuitas para as escolas e pagas para os restantes utilizadores, sendo que o valor angariado reverte integralmente para os Bombeiros Voluntários da Covilhã.  A iluminação de Natal, que será ligada no dia 01 de dezembro, é outra das vertentes que está incluída e que, certamente, contribuirá para fomentar o espírito natalício e também para ajudar a dinamizar o comércio tradicional.  
COVILHÃ PASSA A FAZER PARTE DA ASSOCIAÇÃO DAS CIDADES E VILAS DE CERÂMICA
21-11-2023

COVILHÃ PASSA A FAZER PARTE DA ASSOCIAÇÃO DAS CIDADES E VILAS DE CERÂMICA

A Covilhã passou a integrar a Associação Portuguesa das Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC) e foi reconhecida como um centro de produção de cerâmica em Portugal.  A adesão da Covilhã, de Vila Verde e de Vila Franca do Campo foi aprovada por unanimidade e aclamação em de Assembleia Geral realizada em Montemor-o-Novo, no dia 17 de novembro, passando a AptCVC a contar com 29 membros efetivos.  Na mesma Assembleia, foram aprovados o Plano de Atividades e o Orçamento da AptVCV para 2024, bem como a manutenção da quota anual dos seus membros efetivos.  Um dos tópicos discutidos foi a manutenção da circulação itinerante de várias exposições pelas cidades-membro, em particular da mostra “Portugal Cerâmico”, que pretende apresentar todas as cidades cerâmicas portuguesas.  Entre outras atividades previstas estão, ainda, a realização do 1.º Congresso Nacional e Mostra das Cidades e Vilas de Cerâmica AVEIRO2024, a organização do 51.º Congresso da Academia Internacional de Cerâmica (Alcobaça e Caldas da Rainha) e a realização da Assembleia Geral da AptCVC, em setembro.  Em 2024 será repetido o envolvimento das cidades e vilas cerâmicas em efemérides já familiares à Associação, como é o caso da sessão do 6.º aniversário da AptCVC, das comemorações do "Dia Nacional do Azulejo" e do Dia Europeu da Cerâmica. A jornada em Montemor-o-Novo contemplou, também, um programa cultural de visitas à Oficina da Criança, ao Centro Interpretativo do Castelo, à Oficina da Cerâmica e da Terra e ao Telheiro da encosta do Castelo.   
COVILHÃ VAI PROMOVER TRIENAL INTERNACIONAL DE DESIGN
14-11-2023

COVILHÃ VAI PROMOVER TRIENAL INTERNACIONAL DE DESIGN

A Câmara da Covilhã vai promover uma Trienal Internacional de Design, evento que integrará inúmeras atividades culturais e artísticas, tais como exposições de cariz nacional e internacional, congressos, workshops e oficinas, conferências e residências artísticas. Integrada no plano de ação da classificação da Covilhã como Cidade Criativa da Unesco na área do Design, esta Trienal deve “afirmar-se como o maior e mais relevante evento” deste projeto, como apontou a Vereadora da Cultura, Regina Gouveia, na sessão de apresentação que se realizou esta terça-feira e que também serviu para marcar o encerramento da Covilhã Creative Week. Organizada em parceria com a “Ideias Emergentes – Produção Cultural”, a primeira edição desta Trienal Internacional de Design será dedicada ao tema do “Design Têxtil” e decorre essencialmente entre março e junho de 2025. Previamente, ainda nos últimos meses de 2024, vão ser lançadas algumas ações, cujos resultados terão efeito durante a primavera de 2025.  Regina Gouveia destacou ainda o facto de esta trienal conseguir abranger várias componentes, desde a expositiva, à formativa, passando pela científica e técnica, sem esquecer os eixos da criatividade e da criação artística. “Como o grande evento que será, teremos também desafios lançados a designers e criadores”, sublinhou, vincando que o evento também deve contribuir para dar a conhecer tudo o que já é feito neste setor, seja no concelho, seja na região, seja noutras áreas geográficas do país e de outros países. As iniciativas vão ocorrer em vários espaços e devem contribuir para estabelecer e reforçar pontes, nomeadamente com as restantes Cidades Criativas da Unesco. O programa ainda não está fechado, mas o projeto delineado prevê a realização de uma exposição internacional, de uma conferência internacional, de exposições de contextos. Será ainda convidado um designer de renome internacional.  Em termos complementares estão também previstas residências de cocriação, um festival de design, workshops e oficinas para jovens e designers em formação. Estão ainda previstas iniciativas de longo prazo a levar a cabo com a comunidade e uma ‘open call’ para propostas de intervenção de design em espaço público.  Será um programa “muito atrativo”, que marcará o panorama cultural ao mesmo tempo que contribuirá para afirmar ainda mais a estratégia que tem sido seguida pelo Município, no sentido de posicionar a Covilhã como “um território criativo”.   
ROTA PORTAS DO SOL: REALIDADE AUMENTADA CHEGA AO CENTRO HISTÓRICO DA COVILHÃ
10-11-2023

ROTA PORTAS DO SOL: REALIDADE AUMENTADA CHEGA AO CENTRO HISTÓRICO DA COVILHÃ

A Covilhã tem uma nova rota que apresenta o centro histórico da cidade através de uma aplicação móvel, com recurso a inovação e tecnologias como a realidade aumentada e conteúdos que interligam a história, o património e o aspeto lúdico. Com a denominação “Rota Portas do Sol: À Descoberta do Centro Histórico”, este roteiro permite descobrir a Covilhã de forma interativa e foi apresentado hoje (09 de novembro) numa sessão pública, realizada no âmbito da Covilhã Creative Week, tendo contado com a presença de Carlos Abade, presidente da Turismo de Portugal. O projeto representa um financiamento global de 200 mil euros, 70% dos quais financiados através do Programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior do Turismo de Portugal. A proposta contempla um percurso de 35 pontos de interesse no centro histórico da Covilhã, compreendidos entre o Largo do Calvário e a Praça do Município. O principal objetivo passa pela valorização e divulgação do património material e imaterial da cidade, esperando-se um impacto significativo no que diz respeito ao aumento da procura e da duração das estadias na Covilhã, durante todo o ano.  A rota estará disponível a qualquer cidadão através da instalação de uma aplicação de utilização livre e instalação gratuita no telemóvel. Será através deste dispositivo que toda a interação com o utilizador é realizada ao longo do percurso proposto.  O percurso sugerido tem início na Praça do Município, junto ao Posto de Turismo, onde o utilizador vai encontrar um painel digital – acessível a qualquer hora – que fornecerá orientações acerca dos conteúdos acessíveis através da aplicação e da sua correta utilização.  A ordem dos pontos, apesar de aconselhada, não é obrigatória e permite que cada visitante selecione e personalize o seu percurso de acordo com o tempo disponível. Os conteúdos culturais, disponibilizados em Português, Inglês e Espanhol, recorrem a tecnologias multimédia para surpreender o utilizador, oferecendo possibilidades multissensoriais de exploração dos espaços e das ruas, incluindo visitas virtuais 360® a três edifícios históricos cujo acesso do público é, normalmente, condicionado: Capela de Santa Cruz ou do Calvário, Igreja de Santa Maria Maior e Casa das Morgadas.  Destacam-se, ainda, a reconstrução histórica de espaços e de monumentos já desaparecidos, a apresentação de vídeos e documentos, e a interação com personagens importantes da história da cidade e/ou ligadas à indústria de lanifícios, que guiarão os visitantes pelos vários pontos de interesse: são exemplos Pêro da Covilhã, Francisco e Rui Faleiro, Dom Rodrigo de Castro ou Januário da Costa Rato. Enquanto impulsionador e representativo de uma Cidade Criativa da UNESCO em Design, este projeto revela-se uma surpreendente e convidativa opção de visita autónoma ao centro histórico, que pode ser realizada parcial ou totalmente, a qualquer altura do dia.  Por recorrer às novas tecnologias e ao universo digital, o seu uso torna-se atrativo e intuitivo para todas as gerações – em particular para as mais jovens – que, através da aplicação, poderão conhecer a história da cidade e aprender acerca de alguns espaços emblemáticos – atuais, modificados ou desaparecidos – narrada por personagens históricas a eles relacionados: são exemplos a Casa da Hera, as Portas do Sol e o edifício dos Paços do Concelho.  Para tal foram envolvidos, no desenvolvimento e implementação das ações e conteúdos, vários agentes locais e alguns habitantes do concelho – atores profissionais e amadores – que encarnam as referidas personagens. Os utilizadores terão, ainda, a possibilidade de interagir com as mesmas e fotografar-se nos locais graças à tecnologia de realidade aumentada implementada.   Uma aposta que liga Identidade, Cultura, Conhecimento, Inovação e Sustentabilidade, no sentido de afirmar cada vez mais a Covilhã como um dos melhores destinos turísticos do país”, tal como frisou a Vereadora da Cultura, Regina Gouveia, sublinhando ainda o facto de este produto também proporcionar experiências.  Uma ideia partilhada pelo Vereador do Turismo, José Miguel Oliveira, que reiterou a ideia de que este projeto é exemplo de “uma simbiose perfeita” entre o plano cultural e o plano turístico e que cai como luva na aposta que o Município tem vindo a fazer para “catapultar” o centro histórico para outro nível e manter a Covilhã como o segundo destino mais procurado no Interior do País.  Por seu turno, Carlos Abade destacou a riqueza da Covilhã e frisou que este projeto é exemplo de como fazer “mais e melhor” por estar em causa um projeto que “vai à história de uma cidade, interpretando-a e criando-lhe valor acrescentado”.  Com o nome Covilhã AR, esta aplicação está disponível na Play Store para android e App Store para iPhone.