Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600 (Chamada para a rede fixa nacional)
Notícias
DIA MUNDIAL DA CRIANÇA NA COVILHÃ COM FESTA ABERTA A TODA A POPULAÇÃO
20-05-2024

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA NA COVILHÃ COM FESTA ABERTA A TODA A POPULAÇÃO

A Câmara Municipal da Covilhã volta a promover uma grande festa para celebrar o Dia Mundial da Criança, que se comemora no dia 01 de junho, sendo que este ano a iniciativa é aberta a toda a população e em particular aos mais novos e respetivas famílias. Tendo em conta que este ano o 01 de junho coincide com o sábado, a festa não será levada a cabo em contexto escolar, mas sim familiar, sendo que a ideia é que os pais acompanhem os filhos, num dia que será de “muita animação e alegria”, tal como sublinha o Vereador com o Pelouro dos Eventos, José Miguel Oliveira. A festa decorre ao longo de todo o dia no Complexo Desportivo e conta com um programa recheado de animação, prémios e atividades destinadas aos mais novos.   Vai haver insufláveis, pista de curling, touro mecânico, jogos tradicionais, festa da espuma, karts, aeromodelismo, o mundo das profissões, jogos em família e espetáculo com Íris Maravilha (11:30), Zé Mágico (15:00) e o palhaço Batatoon (17:00). Às diversões, juntam-se ainda ações educativas promovidas por inúmeras entidades, nomeadamente GNR, GNR de Montanha, PSP da Covilhã, Bombeiros Voluntários da Covilhã, Proteção Civil Municipal, McDonald’s, Águas da Covilhã, ICOVI, Beira Aproxima, Escuderia Castelo Branco, Federação de Desportos de Inverno/Ice Clube da Covilhã, Tempos Brilhantes, Cruz Vermelha da Covilhã, Resiestrela, MedUBI, projeto “Eu SOU +” e Projeto Remy.  
COVILHÃ RECEBE ENCONTRO ANUAL DAS COMISSÕES DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS
20-05-2024

COVILHÃ RECEBE ENCONTRO ANUAL DAS COMISSÕES DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS

A Covilhã vai receber, entre os dias 22 e 24 de maio, o Encontro Anual de Avaliação da Atividade das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), iniciativa de caráter nacional que vai reunir entre 500 a 600 participantes. Com o mote “Enquanto houver estrada para andar”, a ação realiza-se no Teatro Municipal da Covilhã e é promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, em parceria com o Município da Covilhã e com a Comissão de Proteção das Crianças e Jovens da Covilhã. Ao longo dos dias, os participantes terão em cima da mesa a reflexão sobre o presente e o futuro do sistema de promoção e proteção à luz do direito das crianças e jovens.  “O que tem a infância a ver com a violência doméstica”, “Mau trato e negligência a crianças: Atuar já antes que seja tarde”, “Sistema de Proteção à Criança e Indicadores de Qualidade nas CPCJ” e “As crianças e as faces da lei”, vão ser alguns dos temas abordados. A Vereadora com os pelouros da Cultura, Educação, Ação Social e Juventude, Regina Gouveia, considera a iniciativa muito “relevante” no âmbito das estratégias e ações seguidas pelas CPCJ e também aponta o facto de a Covilhã ter sido escolhida para acolher este encontro, que contará com representantes de comissões de todo o país, além de especialistas e técnicos das diferentes áreas de atuação.   
FEIRA DE SÃO TIAGO COM XUTOS E PONTAPÉS, MARISA LIZ, BÁRBARA TINOCO, QUATRO E MEIA E ZAMBUJO
16-05-2024

FEIRA DE SÃO TIAGO COM XUTOS E PONTAPÉS, MARISA LIZ, BÁRBARA TINOCO, QUATRO E MEIA E ZAMBUJO

Xutos e Pontapés, Marisa Liz, Bárbara Tinoco, António Zambujo e os Quatro e Meia são alguns dos artistas que vão atuar na edição deste ano da Feira de São Tiago, que vai decorrer entre os dias 12 e 28 de julho, na Covilhã.  O certame volta a ser organizado pela Câmara Municipal da Covilhã, em parceria com a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP), e terá mais dias, mais atuações musicais e mais expositores, anunciou o Vereador com o pelouro dos Eventos, José Miguel Oliveira, em conferência de imprensa realizada esta quinta-feira. Com 613 anos de existência e 611 edições realizadas (não ocorreu nos anos da pandemia de covid-19), a Feira de São Tiago é um marco nesta época do ano, contando sempre com um cartaz musical eclético, que procura chegar aos mais variados públicos e às diferentes gerações. As tradicionais farturas também estão garantidas, assim como os espaços de restauração e tasquinhas e a zona das diversões. A tudo isto, juntam-se ainda a área empresarial, a zona dedicada às entidades e instituições do concelho e um espaço de promoção turística, que integrará o stand da Covilhã e acolherá um stand da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.  Uma oferta “diferenciadora” e de “muita qualidade”, classificou José Miguel Oliveira. A expectativa é conquistar ainda mais visitantes do que nos anos anteriores e confirmar a Feira de São Tiago como o “certame charneira” da região e um dos eventos com mais impacto ao nível económico, musical e cultural.  “Estou certo que esta edição vai ser um estrondoso sucesso”, disse. Ideia partilhada pelo Presidente da AECBP, João Marques, que salientou o facto de esta ser uma “montra de excelência” para promover as empresas da região. João Marques também revelou que os interessados em participar têm vindo a aumentar, pelo que haverá um reforço no número de empresas da Covilhã. “Queremos também fazer parte desta evolução positiva que a Feira de São Tiago tem tido”, vincou. Nos dias de concertos, a bilheteira varia entre os dois e os cinco euros. Nos restantes dias, a entrada é gratuita. O programa arranca, no dia 12 de julho, com Zé Amaro, seguindo-se Bárbara Tinoco (dia 13), os Lucky Duckies (dia 14), Marisa Liz (dia 19), Xutos e Pontapés (dia 20) e Tributo aos Queen e Unión Salsera (dia 21). No Dia de São Tiago, 25 de julho, atuam os Minhotos Marotos, no dia 26 sobem ao palco os Quatro e Meia, António Zambujo atua a 27 e a fechar, dia 28, há tributos a Elvis Presley e a Tina Turner.