10-11-2025
COVILHÃ CREATIVE WEEK NA RUA ATÉ SEXTA-FEIRA
O Design está na rua com a IV edição da Covilhã Creative Week, evento que abriu portas este sábado e se prolonga até sexta-feira, dia 14 de novembro, com um programa cultural que engloba exposições, conversas, debates, desafios, atuações artísticas e projetos criativos.
Uma verdadeira “celebração da criatividade, da inovação e da cultura”, como referiu o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Hélio Fazendeiro, durante a sessão de abertura, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Naquele que foi o primeiro ato público que Hélio Fazendeiro realizou no Concelho após a tomada de posse, o Autarca salientou a importância desta semana criativa, que também pretende ser um “espaço de reflexão sobre o papel das cidades criativas no desenvolvimento económico e social”.
“A Covilhã Creative Week representa um marco nas políticas públicas que o Município tem vindo a desenvolver para consolidar a Covilhã como cidade criativa e sustentável e como Cidade Criativa da UNESCO na categoria de Design. Temos investido em programas de apoio à economia criativa, à inovação social e à requalificação urbana com base na cultura e na arte pública, porque acreditamos que o desenvolvimento se faz não apenas com infraestruturas, mas com ideias, talento e participação cívica”, apontou.
Uma aposta que, como ressalvou o Presidente do Município, tem sido realizada em conjunto com entidades parceiras e que é para manter e até robustecer.
“Queremos continuar este caminho, reforçando políticas públicas que estimulem a criação, que apoiem o talento local e que promovam a inclusão social através da cultura”, disse.
Ligada a este percurso, desde o primeiro momento, está a Universidade da Beira Interior (UBI), que vê nestas parcerias o “exemplo claro de como a Academia pode e deve dialogar com a cidade e com o mundo”, especificou a Reitora da UBI, Ana Paula Duarte.
Defendendo que a “criatividade” é uma competência essencial para os desafios do século XXI, Ana Paula Duarte também destacou a relevância que a Covilhã Creative Week tem na promoção dessa ferramenta e do território.
“É uma força transformadora da cidade, da cultura e da Educação”, apontou, sublinhando ainda a importância da interligação de cada iniciativa com o Design.
Em representação das Caldas da Rainha, Castelo Branco, e Leiria - as três cidades Criativas participantes nesta Covilhã Creative Week - Conceição Henriques, Vereadora da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, desafiou os presentes a pensarem sobre o papel que a arte tem no desenvolvimento das sociedades e o que ela aporta a diferentes áreas da vida em comunidade.
Um relacionamento que também é feito com o turismo, como clarificou a Vice-Presidente da Turismo Centro de Portugal, Anabela Freitas, defendendo que o valor acrescentado e a identidade dos territórios são dos principais elementos que potenciam o turismo e que entre esses valores também está o Design.
“O Design encaixa com turismo, encaixa com criatividade, encaixa com comunidade e encaixa com pessoas”, afirmou, fazendo a ligação perfeita com o projeto do “Design Encaixa”, que tem curadoria do designer covilhanense Vasco Pinho e que é resultado dos desafios criativos lançados a alunos de escolas do concelho, a estudantes da UBI e a empresas.
Aos alunos das escolas foi pedido que unissem esforços com empresas do concelho para desenvolver uma solução que mostrasse como é que o design pode ajudar uma comunidade que tem de enfrentar momentos trágicos, como os incêndios que o concelho da Covilhã registou no último verão ou outras catástrofes naturais.
Já os alunos universitários foram desafiados a criar novas soluções para os “monos” que as empresas do setor têxtil acumulam ao fim de anos de laboração.
Os projetos desenvolvidos estão agora patentes na Praça do Município, dentro de grandes caixas, e são bem demonstrativos do caráter regenerativo e sustentável que o Design pode ter.
Participaram neste projeto professores e alunos da Escola Profissional e Agrícola Quinta da Lageosa, Escola Profissional de Artes da Covilhã, Escola Secundária Campos Melo, Escola Secundária Frei Heitor Pinto, Escola Secundária Quinta das Palmeiras, bem como o curso de Design de Moda e o Curso de Tecnologia e Produto de Moda Sustentável da Universidade da Beira Interior. Quanto às empresas, integraram o projeto a Benoli Confeções, a CDNTV, a Confeções Lança, a Gigarte, a Grasil Confeções, a J. Gomes, a Ropre, Twintex e a WD Retail.
Até sexta-feira, o programa da Covilhã Creative Week é recheado, com destaque para as conversas e debates que vão decorrer todas as tardes no Teatro Municipal, bem como para o projeto “Urban Boosting Design Experience”, igualmente patente no Teatro Municipal.
A fechar com chave de ouro estará, na sexta-feira, às 16:30, a reabertura do espaço da Galeria António Lopes dedicado ao professor e artista que lhe dá nome e que foi, recentemente, alvo de uma atualização do design expositivo.