Skip to main content
Município da Covilhã
Tlf:. 275 330 600 (Chamada para a rede fixa nacional)
Notícias
COVILHÃ RECEBE SARA CORREIA, DIOGO PIÇARRA, VIZINHOS E PEDRO ABRUNHOSA NA FEIRA DE SÃO TIAGO
05-06-2026

COVILHÃ RECEBE SARA CORREIA, DIOGO PIÇARRA, VIZINHOS E PEDRO ABRUNHOSA NA FEIRA DE SÃO TIAGO

Sara Correia, Diogo Piçarra, Bárbara Bandeira, Vizinhos, Plutónio, Pedro Abrunhosa, Quim Barreiros, João Gil, Inês Vasconcellos e Rita Guerra são os artistas que vão atuar no palco principal da edição deste ano da Feira de São Tiago, que se realiza, entre os dias 16 e 26 de julho, na Covilhã. São onze dias de muita diversão e música aliadas à promoção territorial e à dinamização empresarial da região, estando já confirmados 203 expositores, entre instituições, espaços de restauração, empresas e negócios, bem como carrosséis e divertimentos. “Queremos que este seja mais uma edição que nos orgulhe, como sempre tem acontecido e que seja um espaço de divulgação, quer das nossas tradições, quer da nossa cultura, quer também das nossas empresas, do nosso comércio”, apontou, nesta sexta-feira,  dia 06 de junho, na apresentação do certame, o Vereador com o pelouro dos Eventos na Câmara Municipal, Luís Marques. Esta edição volta a ser organizada pelo Município da Covilhã, em parceria com a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP), contado com o apoio de várias outras entidades, designadamente do Turismo do Portugal, no âmbito de uma candidatura apresentada ao programa “Portugal Events”. Trata-se do reconhecimento da importância que a Feira de São Tiago ao nível da oferta cultural, da divulgação das associações e na dinamização das empresas, sendo também um evento que promove o território, como referiu Luís Marques, destacando que o sucesso da candidatura se prende com este conjunto de componentes. Entre as novidades, está também a venda on-line de bilhetes que fica disponível a partir do dia 16 de junho, através do site dedicado (www.feiradesaotiago.com).  Tal permite agilizar a venda antecipada de bilhetes e evitar filas nos dias dos concertos, sendo também uma mais-valia ao nível da segurança, dado que o sistema permite acompanhar em tempo real o do número de pessoas que estão no recinto. a aposta na sustentabilidade vai ser reforçada, com a introdução de copos reutilizáveis no evento para reduzir a presença do plástico neste certame. A tudo isto junta-se ainda uma reorganização do espaço que vai permitir o aumento da zona de restauração e a localização do stand institucional numa área mais central, proporcionando ainda melhores condições aos expositores e ao público em geral. Além disso, o certame passa a contar com mais um palco de espetáculos (Palco Tradições) dedicado à atuação de ranchos, bombos e grupos de cantares locais. “É também uma forma de trazermos as nossas freguesias para o certame e de mostrarmos o que de bom se faz no nosso concelho”, disse o Vereador, lembrando que o palco secundário e o palco restauração também contam com uma programação mais centrada em bandas e artistas da região.  Um crescimento que também se verifica ao nível empresarial, como destacou o Presidente da AECBP, Marcelo Ferreira, que frisou o facto de esta ser uma “montra privilegiada para o tecido empresarial da região”, o que se comprova pela crescente procura que se tem registado ao nível dos espaços empresariais.  “A Feira de Santiago não é apenas uma tradição com mais de 600 anos de história, é hoje uma oportunidade de negócio concreta”, afirmou, especificando que, nesta edição, estão presentes, 57 empresas, num total de 87 stands.  Com 615 anos de existência e 613 edições realizadas (não ocorreu nos anos da pandemia de covid-19), a Feira de São Tiago é um marco nesta época do ano, contando sempre com um cartaz musical eclético, que procura chegar aos mais variados públicos e às diferentes gerações e que, neste ano, também junta em palco artistas nacionais com grupos regionais. O certame abre no dia 16 de julho, com as atuações no palco principal marcadas sempre para as 22:30, à exceção dos dias em que há mais do quem concerto.  Assim, no primeiro dia atua Quim Barreiros. Diogo Piçarra sobe ao palco no dia 17 de julho. No dia 18, sobe ao palco o reconhecido artista covilhanense João Gil, seguindo-se, a igualmente renomada Sara Correia. A encerrar o fim de semana, no dia 19, atua Plutónio. O palco principal volta a ter atuações no dia 23 de julho, com os Vizinhos. No dia 24 de julho, a cabeça de cartaz é Bárbara Bandeira. No dia 25, é a vez de Pedro Abrunhosa subir ao palco do São Tiago. A fechar o certame, no dia 26, vão estar as atuações de Inês Vasconcellos e de Rita Guerra, esta última acompanhada pela Filarmónica Recreativa Carvalhense. Haverá ainda muita animação de rua, atuações diárias no palco secundário e, claro está, as tradicionais farturas. Nos dias de espetáculos no palco principal, os bilhetes variam entre os 3 e os seis euros. O bilhete geral custa 28 euros, permitindo uma poupança de 10 euros em relação à totalidade do valor dos espetáculos. As crianças até aos 10 anos (inclusive) não pagam. Além da venda on-line, mantém-se a venda diária em bilheteira e venda antecipada no Balcão Único, Posto de Turismo e Piscina-Praia e em bilheteira, no próprio dia.
COVILHÃ CELEBRA DIA DA CRIANÇA A 04 DE JUNHO NO JARDIM DAS ARTES
26-05-2026

COVILHÃ CELEBRA DIA DA CRIANÇA A 04 DE JUNHO NO JARDIM DAS ARTES

O Município da Covilhã vai promover no próximo dia 04 de junho, no Jardim das Artes, uma grande festa aberta a toda a população, para celebrar o Dia Mundial da Criança. Este ano, a festa transfere-se para o Jardim das Artes por ser um local que tem mais zonas de sombras e que apresenta melhores condições em termos de acompanhamento e vigilância. Com entrada gratuita, a celebração decorre entre as 10:00 e as 20:00 e destina-se às famílias, que são convidadas a aproveitar o feriado num ambiente de muita animação e alegria. Haverá insufláveis, música, jogos, animais, profissões e atuações de várias tunas.  Para as 17:00, está marcado o espetáculo com “O Tio Óscar”, que promete animar os mais novos com muita alegria, boa disposição e momentos únicos. Às diversões, juntam-se ainda ações educativas promovidas por inúmeras instituições presentes. Organizado pelo Município, com o patrocínio da ICOVI e da ADC, o evento conta ainda com várias entidades parceiras, designadamente GNR, PSP, Beira Aproxima, Hospital Faz de Conta-MedUBI, Bombeiros Voluntários Covilhã, Cruz Vermelha, Projeto EU SOU+, CPCJ, Lobos da Neve, APPACDM, Centro de Ativ’Idades, Mcdonald’s, União de Freguesias Covilhã e Canhoso, Ice Clube, Proteção Civil, Resiestrela, Tempos Brilhantes, Chickas, Desertuna, Tuna-MUs, C’a Tuna aos Saltos e EncantaTuna, Já b’UBI & Tokuskpus, As Moçoilas.
INTERVENÇÃO NO JARDIM BOTÂNICO DE MONTANHA
25-05-2026

INTERVENÇÃO NO JARDIM BOTÂNICO DE MONTANHA

O Município da Covilhã e a ADC - Águas da Covilhã vão proceder a uma intervenção no Jardim Botânico de Montanha – Parque Alexandre Aibéo, no âmbito da qual terá de se proceder ao abate de alguns exemplares que representam riscos para a segurança de pessoas e bens, estando já previstas ações de replantação e compensação ambiental. A intervenção abrange maioritariamente pinheiros e resulta de uma avaliação técnica do estado fitossanitário e estrutural do arvoredo, que aponta para o risco iminente de queda de árvores, estando identificados sinais evidentes de declínio, incluindo seca progressiva da copa, presença de pragas e agentes patogénicos, e degradação interna do tronco.  Em vários casos, verificam-se também problemas de estabilidade mecânica, como inclinação acentuada, fissuras no tronco e risco elevado de rutura, agravados por condições meteorológicas adversas, como vento forte e precipitação intensa. Adicionalmente, a elevada densidade de alguns povoamentos contribui para a competição por recursos essenciais (água, luz e nutrientes), enfraquecendo os exemplares e aumentando a sua vulnerabilidade a doenças e pragas.  Estas condições potenciam o risco de queda de ramos ou de árvores inteiras, sobretudo em zonas de circulação pedonal e áreas de utilização pública. Neste contexto, o abate surge como uma medida preventiva e necessária para salvaguardar a segurança de pessoas e bens, bem como para promover a regeneração e o equilíbrio do ecossistema local. Estão previstas ações de requalificação e melhoria do espaço e dos equipamentos, bem como replantações e medidas de valorização ambiental e reforço da sustentabilidade do parque a médio e longo prazo. Os trabalhos vão ser assegurados em articulação com Serviço Municipal de Proteção Civil, para garantir que todo o processo decorre de forma segura, controlada e em conformidade com as boas práticas de gestão florestal. O Município e a Águas da Covilhã agradecem a melhor compreensão a todos.